Desde o início da pandemia uma das palavras mais citados no Brasil é “vacina”, que tem se mostrado muito importante no combate a Covid-19. Mas, assim como nos humanos, a vacinação dos pets é muito importante e deve ser mantida em dia para prevenção e controle de doenças.
Para os cães deve ser aplicada a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e parvovirose.
Há vacinas para traqueobronquite infecciosa, giardia, leishmania em animais saudáveis e soronegativos para a doença.
Para os gatos, as recomendadas são a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose.
Para ambas as espécies, também é importante a aplicação da vacina antirrábica, que protege contra a raiva.
“Reações são raras, mas podem acontecer. Caso ocorram, procure imediatamente o médico veterinário”, recomenda Fernanda Fonseca, da equipe do Centro Médico Veterinário da Universidade São Judas.
Para dar a vacina você pode levar o pet até uma clínica ou hospital veterinário pois, o médico veterinário é o profissional competente para realizar tal ação e só ele sabe como lidar com a situação e possíveis adversidades.