Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24/03) a “Operação Circumitus” com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em receptação de objetos e encomendas desviados dos Correios no Estado do Tocantins.

Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi/TO e Araguaçu/TO, expedidos pela Subseção Judiciária de Gurupi – Justiça Federal. Um funcionário dos Correios foi preso.

As investigações iniciaram em julho de 2020 com o objetivo de apurar o desvio de aparelhos celulares postados na agência dos Correios em Araguaína, com destino ao sul do Estado. 

Todos os anos milhares de objetos postais transportados pelos Correios são desviados, abastecendo o comércio ilegal de produtos eletrônicos e aparelhos celulares, gerando graves prejuízos para a empresa pública.

Segundo a PF, a ação de hoje visa à apreensão de novos elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes, a fim de ressarcir os prejuízos causados. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato-desvio, receptação e associação criminosa cujas penas somadas podem chegar a sete anos de reclusão, além de outras práticas criminosas que venham a ser identificadas no decorrer das investigações. 

Operação Circumitus 

A operação foi denominada “Circumitus" em alusão ao vocábulo “desvio” oriundo do latim.

Segundo a PF, em razão da Pandemia causada pela covid-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.  (PF/TO)

(Foto: Divulgação Polícia Federal)