Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

Com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assinou nesta sexta-feira, 25, Ordem de Serviço para a reforma no Centro de Ensino Médio (CEM) Benjamin José de Almeida, em Araguaína. A unidade de ensino atende 251 estudantes matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral com o  programa Jovem em Ação.

"Nós queremos escolas que tenham condições para atender os estudantes e servidores da melhor forma possível. O foco da nossa gestão é investir ainda mais em educação, e isso está sendo feito com a realização de obras nas unidades de ensino e com a valorização dos profissionais que atuam na educação do Tocantins", destacou o governador, Wanderlei Barbosa.

O titular da Seduc, Fábio Vaz, também ressaltou o compromisso do Governo do Estado com as pautas da educação. "Nossas escolas precisam ter mais qualidade física, e é isso que estamos fazendo aqui hoje com a assinatura dessa ordem de serviço. Nossos estudantes e servidores precisam ter um ambiente de ensino de qualidade, pois todos esses investimentos vão fazer com que tenhamos cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida".

Estudante da 3ª série do Ensino Médio, Thiago Patrick, 17 anos, disse que a reforma é aguardada com muita expectativa. "O CEM Benjamin é referência na nossa cidade e esse investimento que está sendo feito vai propiciar um maior bem-estar não só para nós alunos, mas para todos os servidores e comunidade de Araguaína", ressaltou.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Bárbara Vitória Gomes, 15 anos, revelou a felicidade em ver os investimentos que serão realizados em sua escola. "Esse é meu primeiro ano no CEM Benjamin e estou muito feliz, pois sei que até eu finalizar o Ensino Médio vou contar com espaços reformados, o que vai influenciar diretamente no nosso conforto e consequentemente no nosso aprendizado".

 Termo de cooperação

Ainda em Araguaína, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre a Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) que visa implementar a gestão da Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico. A unidade de ensino é a primeira da rede estadual de educação do Tocantins a contar com a metodologia militar com cooperação dos Bombeiros Militares.

 O Acordo estabelece e regulamenta a parceria entre Seduc e CBMTO, no intuito de operacionalizar estratégias inovadoras de gestão e operação de ações educativas, associadas entre as partes envolvidas. Com a proposta a unidade de ensino passa a trabalhar com o currículo orientado pela metodologia da rede estadual de ensino, norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhado com a disciplina militar.

Atualmente, a Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico atende 848 estudantes, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A unidade escolar conta com uma estrutura completa para a educação dos estudantes, com 25 salas de aula, sala de música, sala multiuso, biblioteca, área administrativa, sanitários e laboratórios; refeitório, pátio coberto e com palco; cozinha, dependências de serviço, salão multiuso e depósitos; duas quadras poliesportivas com arquibancadas e palco, campo society com alambrado e arquibancada, pista de corrida em saibro; e pista de salto com arquibancada.