Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), responsável pelo Programa ‘MudaClima’, segue até meados de maio, quando termina o período chuvoso, doando mudas de árvores frutíferas e típicas do Cerrado para a população. As plantas são produzidas no Viveiro Municipal e se destinam a projetos de arborização, recuperação da mata nativa, proteção de nascentes, recomposição da mata ciliar, atividades educativas, dentre outras.

O engenheiro agrônomo Roberto Campos, responsável pelo ‘MudaClima’, informou que podem ser disponibilizadas até cinco mudas por moradores das áreas urbanas e até dez para áreas rurais. Em ambos os casos será necessária a comprovação de endereço.

Ele explicou que a retirada das plantas será realizada no Viveiro Municipal (Horto Florestal) de Palmas, localizado na AVSO 40, Avenida LO-09, esquina com a Avenida NS-01, terças e quintas-feiras, no período das 8 às 12 horas.

Segundo Campos, o cidadão que desejar uma quantidade maior de mudas deve fazer a solicitação oficialmente à presidência da FMA, pelo e-mail gabinetfma@gmail.com, justificando a destinação que será dada às plantas e informando o local do plantio.

“Também há a possibilidade de troca de mudas de árvores por insumos, sendo um quilo de saquinho 17 cm x 22 cm, ou cinco quilos de adubo para cada dez mudas, no que exceder o limite de doação, tanto para a área rural, como urbana”, comentou.

Ele disse que quando houver a troca, esta poderá ser feita e será proporcional ao custo de produção de cada muda, e deverá priorizar a entrega das mais maduras existentes no Viveiro. Atualmente, o viveiro tem disponível para retirada as espécies como Ingá, Fava de Bolota, Angico, Oiti, Guapeva, Goiaba, Sete Copas, e Ipês.