Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Os Jogos Estudantis do Tocantins envolvem atletas de todas Regionais do Estado

Os Jogos Estudantis do Tocantins envolvem atletas de todas Regionais do Estado Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Os Jogos Estudantis do Tocantins envolvem atletas de todas Regionais do Estado Os Jogos Estudantis do Tocantins envolvem atletas de todas Regionais do Estado

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), maior competição escolar do Estado promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), chegam a 31ª edição, tradicionalmente, com disputas nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos entre estudantes de unidades escolares da rede pública e particular do Estado. A competição é dividida em etapas municipais, regionais e estadual e contará com a participação de mais de 18 mil estudantes.

As fases municipais já estão ocorrendo e serão classificatórias para as regionais. A Secretaria da Educação realizará 14 etapas Regionais, no período de 25 de abril a 11 de junho, com jogos nas modalidades coletivas de futsal, voleibol e handebol, além de provas individuais no atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. O regulamento, com o todas as informações, bem como o cronograma completo dos jogos, está disponível para acesso no site da Seduc.

A abertura oficial das etapas regionais será realizada no dia 25 de abril, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A Regional de Palmas abrirá o calendário oficial da competição, com jogo de 25 a 30 de abril.

Os vencedores das regionais classificam-se para a etapa estadual, em Palmas, com datas diferentes para cada categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho ocorrerá a disputa de 15 a 17 anos.  Já a final estadual da categoria 12 a 14 anos está programada para acontecer de 3 a 8 de outubro.

Nesta final, serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, futsal, judô, handebol, natação, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa e xadrez (apenas na categoria 12 a 14 anos).  

Disputa nacional

Os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

A Seduc também já definiu o cronograma de disputas da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Este ano, a etapa estadual será dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho, serão os embates de tênis de mesa e parabadminton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília, nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro. 

Para o titular da Seduc, Fábio Vaz, os jogos permitem a socialização e a integração dos estudantes por meio esporte. “Os Jets e Parajets são ações extremante importantes no calendário da Educação e que envolvem alunos atletas de todos os municípios tocantinenses, independente da rede, seja pública ou particular. Por meio dessas competições, o Governo do Tocantins busca promover o acesso às atividades esportivas, como parte da formação integral dos estudantes”, frisou.