Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Palmas, e em mais 12 municípios na manhã desta quarta-feira, 30, a Aula Inaugural do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Tocantins (CFP). Na capital serão formados mais de 190 alunos divididos em 6 turmas, sendo 4 na Academia de Polícia Militar Tiradentes, e mais 2 turmas no 1º Batalhão da PM.

Segundo a Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, coronel Wélere Gomes Barbosa, a Aula Inaugural marca o início da formação desses novos alunos apresentando um novo modelo de curso com Formação Superior.

“Com o plano de curso e o projeto pedagógico realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins [IFTO], nos termos do acordo de cooperação técnica, de maneira inédita, os novos soldados sairão com Formação Superior de Tecnologia em Segurança Pública, e estarão muito mais preparados e capacitados para a prestação de serviço à sociedade”, disse a coronel Wélere, complementando: “A Polícia Militar quer crescer mais a cada dia, e através dessa parceria com o IFTO, queremos alcançar esse desafio, e estamos nos empenhando e nos doando para entregar o melhor para a sociedade tocantinense”.

Também é a primeira vez que a Polícia Militar forma cerca de mil policiais militares ao mesmo tempo, totalizando 28 turmas, distribuídas em todas as Sedes das Unidades da PMTO.

Presente na cerimônia, o deputado estadual professor Júnior Geo, representando a Assembleia Legislativa do Tocantins, desejou boas vindas aos novos militares e destacou a importância do ingresso deles para a segurança pública do Estado, e a participação efetiva da Assembleia Legislativa nesse contexto: "Desejo boa sorte a todos vocês nesta nova etapa, contem com este deputado e com a Assembleia Legislativa do Tocantins, que desde o início do concurso, até o presente momento, tem se empenhado para o efetivo ingresso destes novos policiais militares", destacou o Deputado.

O reitor da IFTO, Antônio Luz Júnior, reiterou o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino que será ofertado a todos os alunos soldados do Estado do Tocantins.

“É um momento especial para o IFTO. Formar mil alunos não é fácil para nenhuma instituição, e não temos como objetivo, colocar mil pessoas em uma sala de aula, e sim, formar mil pessoas altamente capacitadas e qualificadas para a prestação do serviço de Segurança Pública”, pontuou Antônio Luz.

Após as boas-vindas aos alunos e instrutores, foi ministrada uma palestra apresentando a Estrutura do IFTO e o Curso de Tecnologia em Segurança Pública, conduzida pelo Coordenador Técnico do IFTO, Josuan de Carvalho da Cunha, que também é o responsável pela Coordenação Geral do projeto que visa à oferta de Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, adaptada para atendimento das necessidades de oferta de turmas específicas, para os novos Praças da PMTO.

Polos de Formação

A Aula Inaugural do Curso de Formação de Praças foi realizada simultaneamente em todas as cidades polos que sediarão o Curso. Foram realizadas palestras sobre a temática da Segurança Pública e apresentada a Instituição Policial Militar em sua composição e estrutura.

Os Alunos-Soldados foram distribuídos em 28 turmas difundidas em 13 cidades Polos no Tocantins, sendo Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguatins, Tocantinópolis, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema.

Apresentação do Curso

O Curso de Formação de Praça (CFP) possui 1600 horas/ aulas e será realizado em parceria com o IFTO, possibilitando, de maneira inédita, que os novos Soldados concluam a formação com Nível Superior. As aulas do CFP serão ofertadas no formato híbrido, presencial e online.

O CFP tem como objetivo formar profissionais do quadro efetivo da Polícia Militar do Estado do Tocantins, capazes de compreender o exercício da atividade de Segurança Pública como prática da cidadania, de participação profissional, social e política em um estado democrático de direito, estimulando a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à Lei, promoção humana, e repúdio a qualquer forma de intolerância com foco na paz social.