Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cristalândia do Tocantins ofertará, a partir dessa quinta-feira, 31, atendimentos gratuitos das Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc. As unidades estarão no município até o mês de junho e irão oferecer exames de prevenção e mamografia para mulheres, além de atendimentos odontológicos à toda a população. Os atendimentos de saúde terão início no dia 4 de abril.

Ambos os projetos também oferecem o trabalho de Educação em Saúde para a comunidade e para os alunos das escolas públicas municipais, por meio de palestras sócio-educativas realizadas pelas Assistentes Sociais/Educadoras em Saúde.

Os interessados nos serviços podem procurar a Unidade de Saúde de Referência, com a cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço).

Sesc Saúde da Mulher

O Projeto Sesc Saúde Mulher é uma Unidade Móvel itinerante dedicada à promoção da saúde feminina, por meio do rastreamento em busca do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A Unidade conta com uma estrutura completa para realização de exames de mamografia digital e citopatologia oncológica (Papanicolau), sendo totalmente adaptada para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

Para o exame de mamografia, são atendidas mulheres de 40 a 69 anos. Para idade inferior é necessário apresentar pedido médico. Já para Papanicolau, mulheres de 25 a 64 anos podem fazer o exame. Para mulheres de 18 a 24 anos somente se tiver vida sexual ativa.

OdontoSesc

O Projeto OdontoSesc é uma Unidade Móvel itinerante de assistência odontológica, que tem como objetivo principal realizar atendimentos odontológicos gratuitos para as comunidades carentes do Tocantins, em parceria com as Prefeituras. O projeto atende crianças a partir de 08 anos de idade, desde que acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis.

Alguns dos procedimentos realizados são restaurações de resina, amálgama e ionômero de vidro; extração de dente de leite e dente permanente; limpeza; aplicação de flúor; aplicação de selante; raspagem de tártaro; exame de raio-x. Durante a consulta, os pacientes também recebem um kit de higiene bucal (escova e fio dental).