Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) divulgou, nesta sexta-feira, 1º de abril, uma nota em que questiona a exclusão do município de Mateiros do Mapa do Turismo Brasileiro divulgado pelo Ministério do Turismo no dia 28 de março. Também assinam a nota a Associação de Turismo Regional do Jalapão (Atureja) e a Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca).

O mapa reúne municípios que adotam o Turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. No Tocantins, foram cadastrados 27 municípios das sete regiões turísticas do Estado.

O presidente da ATTR, Fernando Torres, informou que foram enviados ofícios à Secretaria de Turismo de Mateiros e não houve nenhuma resposta.

Para Torres, Mateiros está sendo negligenciada pelo próprio poder público municipal, o que poderá prejudicar também a população local que sobrevive do turismo da região. “A ATTR e toda cadeia do trade de turismo podem arcar com os efeitos negativos de suas atividades turísticas no Jalapão. Acreditamos, em primeiro lugar, no diálogo para realização de trabalho mútuo e coletivo tão logo exercendo nosso papel como entidade possuidora do dever igual de fiscalizar em defesa do interesse coletivo ao lado do município”.

Outro ponto questionado pelas associações é em relação à Lei do Voucher, uma lei que trata da cobrança de uma taxa de turismo de valor simbólico para contribuir na preservação e controle ambiental dos atrativos turísticos. “Há muitas dúvidas em relação a essa lei, como será a tributação, quem será o responsável pela fiscalização. Ninguém explica nada, falta transparência”, disse Torres.

Mauro Celso Fontoura, presidente da Atureja, ressaltou que falta corpo técnico para trabalhar esses assuntos frente à Secretaria de Turismo de Mateiros. “Faltam informação, transparência e atuação técnica. Mateiros, que é uma das cidades mais importantes do Jalapão na questão dos atrativos turísticos, está sendo negligenciada”, afirmou.

Mapa do Turismo Brasileiro

Ao todo, foram cadastradas 2.542 cidades, distribuídas em 322 regiões turísticas do Brasil. O Tocantins registrou 27 municípios, sendo que cinco municípios não estavam presentes no último Mapa em 2018/19.

A distribuição dos municípios cadastrados corresponde às regiões turísticas sendo três municípios da região da Ilha do Bananal (Formoso do Araguaia, Peixe e Sandolândia), sete das Serras Gerais, (Arraias, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Paranã, Pindorama, Ponte Alta do Bom Jesus), 6 municípios da região Serras e Lago (Lajeado, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantínia), três da região Encantos do Jalapão, (Lizarda, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins), um do Cantão (Araguacema), dois do Bico do Papagaio (Itaguatins e Praia Norte) e cinco da região Vale dos Grandes Rios (Araguanã, Babaçulândia, Filadélfia, Pedro Afonso e Xambioá).