Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo dados do 6° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins já ultrapassou os 325 mil hectares de milho na safra atual, o que equivale a 22,1% da área plantada na safra passada, e a produção deve chegar a mais de 1,5 milhão de toneladas de grãos, o que equivale 38,6% a mais na produção da safra anterior. No próximo levantamento da Conab, previsto para o mês de abril, devem ser consolidados esses números de área e produção, mostrando uma evolução ainda maior, tanto na área, quanto na produção de milho para a safra 2021/2022.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Antônio Cássio Oliveira Filho, a área de milho na safra 2021/2022 está tendo um aumento significativo, principalmente no milho 2ª safra (safrinha). “Esse aumento foi beneficiado pelas condições climáticas que permitiram um plantio da soja mais cedo e, consequentemente teve uma boa janela para o cultivo do milho em sucessão a colheita da soja, sendo que até o momento as condições climáticas se mostram favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, e assim, os produtores aguardam uma produtividade superior à safra 2020/2021”, destacou.

O engenheiro Agrônomo ressalta ainda que “o Tocantins vem consolidando suas áreas agrícolas, melhorando a fertilidade de seus solos, aumento do parque de máquinas agrícolas, introdução de novas tecnologias, expandindo a capacidade de armazenamento e investimento na logística para escoamento da produção, esses fatores permitem que os produtores intensifiquem seus plantios, principalmente com a realização da segunda safra de milho em todas as regiões produtoras do Estado”, concluiu.

Dados

Dados da Conab aponta que as áreas de maiores cultivo do milho, segunda safra estão nos municípios de Porto Nacional com 38,76 mil hectares, seguidos de Caseara (35 mil), Santa Rosa do Tocantins (30 mil) e Campos Lindos com 21,8 mil hectares de plantio do milho.