Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No Tocantins, dois estudantes da rede pública, Gustavo Brito de França, 17 anos, do Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga, e Amanda Soares Messias, 16 anos, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso, estão participando da etapa cinco, da seleção do programa Jovens Embaixadores (PJE), o que corresponde à prova oral.

O exame oral deve ser respondido exclusivamente em inglês conforme as orientações dos avaliadores. Os candidatos também gravam um vídeo abordando um tema que foi determinado pelo Comitê Nacional. Também fará parte do processo de seleção à visita a residência dos candidatos. Após essas etapas do processo de seleção, a Comissão Organizadora anuncia os semifinalistas.

Experiências enriquecedoras

O estudante Gustavo, que também foi selecionado em 2021, disse que está muito confiante no resultado da prova desta semana. “Estou com muita esperança, porque já tenho experiência de como funciona o programa e gostaria de continuar aprendendo com ele, como também, melhorando minhas habilidades enquanto jovem líder na minha comunidade”, frisou.

Um dos requisitos para se inscrever no programa é que o estudante desenvolva um projeto social. Gustavo ministra aulas para crianças na cidade na qual reside, desde 2018. “Comecei com esse projeto quanto tinha 13 anos. Ajudo esses alunos com o que eles precisam no que se refere à aprendizagem escolar e também com atividades extras para melhorar nas áreas em que apresentam mais dificuldades”, esclareceu.

A estudante Amanda está muito feliz por te chegado à quinta etapa. “Prevalece um sentimento de gratidão. Agradeço a todos os envolvidos que contribuíram ao andamento da minha inscrição e pela oportunidade única de vivenciar tudo isso. Eu estou bem confiante em relação à próxima fase, pois me identifico bastante com a língua inglesa e pratico sempre a oralidade. A dedicação é a base fundamental para se alcançar um objetivo, o mesmo se aplica aos processos avaliativos”, comentou. 

Amanda contou que participar do PJE ajudou a praticar muito a fluência no inglês. “A afinidade com o inglês veio muito cedo na minha vida, portanto é minha disciplina favorita na escola. A participação no programa está sendo uma experiência incrível e trouxe a chance de me aperfeiçoar na língua inglesa. Durante todos esses dias estive praticando a escrita e a fala, por meio de livros, filmes, músicas e até dialogando com meus colegas”, frisou.

Como atividade social, Amanda participa do Clube de Desbravadores, que é um programa voltado para adolescentes e pré-jovens, com idade entre 10 e 15 anos. Ela atua como desbravadora conselheira. Sobre esse trabalho, Amanda descreve sua atuação. “Promovemos reuniões semanais e diversas atividades ao ar livre, com a finalidade de desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Nós trabalhamos em equipe procurando sempre sermos úteis à comunidade. Também, ajudamos em situações de calamidades participando ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas que necessitam”, explicou a estudante.

Programa

O programa Jovens Embaixadores é uma realização da Embaixada Americana e Consulados dos Estados Unidos da América, este foi criado em 2002, e promove um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio de escolas públicas.

E para participar, os estudantes precisam desenvolver um trabalho comunitário, ter conhecimentos da língua inglesa, apresentar bom desempenho acadêmico, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O programa de intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para ser realizado no período de 2 a 16 de junho, essa data está sujeita a alterações por causa da covid-19.