O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental, retoma a partir dessa quarta-feira, 6, em Almas, na AgroSudeste, o Orienta Naturatins. A ação, lançada em 2020, tem o objetivo de levar os serviços de atendimento da autarquia para mais próximo dos municípios tocantinenses.
No stand institucional do Governo do Tocantins, serão ofertados ao público da feira quatro tipos de atendimentos: licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os atendimentos começam nesta quarta-feira, 6, e seguem até o sábado, 9, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A ação do órgão ambiental está alinhada às diretrizes do Governo para levar informações, dar celeridade e reduzir a burocracia em todo o Estado a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico do Tocantins.
Sobre o Orienta
Em 2021, a ação percorreu um total de 19 municípios, levando atendimentos do Bico do Papagaio ao Sudeste, do Cantão ao Jalapão e das regiões do Sudoeste ao Centro. Ao todo foram realizados cerca de 500 atendimentos que tiveram a finalidade de regularizar, orientar e dar celeridade aos processos dos usuários de serviços do órgão em todo o Tocantins.
Sobre a AgroSudeste
A 6ª edição da AgroSudeste, feira agrotecnológica da região Sudeste do Estado, é realizada no município de Almas desde 2015. Nesta edição, a expectativa de público é de mais de seis mil pessoas e a programação conta com quatro dias de campo com as seguintes cadeias: bovinocultura, piscicultura, fruticultura e horticultura.
Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmas e São Salvador são os 22 municípios da região envolvidos na feira.