Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcel de Paula

A revitalização e recuperação de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade ganhou força com a assinatura de termos de cooperação técnica e de intenções pelo governador Wanderlei Barbosa e a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, nessa quinta-feira, 8, durante a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste).

A Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves desempenha importante papel econômico na região, onde são desenvolvidos projetos de fruticultura, piscicultura, agricultura irrigada e para o consumo, abastecendo 11 municípios.

O primeiro Acordo de Cooperação Técnica foi assinado com a Prefeitura de Natividade, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade e o Colégio Agropecuário para a instalação de um viveiro de mudas nativas do Cerrado em Natividade, com capacidade para produzir 100 mil mudas por ano

O viveiro vai atender ao Projeto de Revitalização de Bacias Hidrográficas para recuperação de nascentes no Tocantins, e os recursos para a execução da obra que será instalada no Colégio Agropecuário de Natividade são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), no valor de R$ 329,880 mil.

Segundo a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, as assinaturas demonstram o avanço do estado no trabalho de conservação desta bacia hidrográfica.  “O nosso governador Wanderlei Barbosa foi muito sensível ao assinar estes termos de cooperação, fortalecendo as ações do Comitê que desenvolve um trabalho excelente, aliando a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, promovendo um excelente uso dos nossos recursos hídricos”, afirmou.

Neste sentido, o governador Wanderlei Barbosa assinou também termo de Intenção do Acordo de Cooperação Técnica para recuperação florestal das nascentes na Bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves de Natividade com o Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves e Semarh.

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade, Mário de Senna Filho, os termos são de fundamental importância para fortalecer as ações em prol da revitalização das nascentes e das margens dos rios que cortam a região para garantir a água com qualidade e quantidade adequadas para as atuais e futuras gerações. “Este acordo de cooperação para nós do comitê é um prêmio porque é resultado da nossa luta em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade”, completou.

Segundo o diretor de Planejamento e Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, “os acordos assinados durante a Agrosudeste reforçam uma orientação do governador Wanderlei Barbosa no sentido de integrar as políticas nas esferas de governo, estadual, municipal, juntamente com as instituições de ensino e iniciativa privada, fortalecendo assim, a participação ativa dos comitês de bacia na execução das políticas públicas voltadas aos recursos hídricos”.

Unidade Demonstrativa

O terceiro Acordo de Cooperação Técnica assinado prevê a instalação de uma unidade demonstrativa de piscicultura no Colégio Estadual de Almas, com recursos também do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), no valor de R$ 40 mil. O termo foi assinado entre a Semarh, o Colégio Agropecuário de Almas e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade

A área da bacia hidrográfica do rio Manuel Alves da Natividade abrange 11 municípios do Tocantins, impactando a vida de cerca de 100 mil pessoas. Na região, destacam-se atividades ligadas à piscicultura, agropecuária e produção de calcário. Para esses e outros usos dos recursos hídricos, o comitê de bacia é a primeira instância para resolução de conflitos, compreendendo a importância do desenvolvimento econômico da região e garantindo água em quantidade e qualidade para todos.

Agrosudeste

A equipe da Semarh esteve em Almas participando da 6ª edição da Feira de Agrotecnologia da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). Nesta edição da feira, além das assinaturas de termos de cooperação técnica entre o Estado e os municípios para desenvolver ações na área ambiental, a Semarh levou informações sobre o Projeto Foco no Fogo com ações de conscientização e educação ambiental de combate às queimadas, além de apresentar o trabalho de monitoramento qualiquantitativo de água que é realizado nos principais rios do estado através da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos.

A secretária da pasta, Miyuki Hyashida, durante o evento, participou de palestras e visitou os expositores, além de encontros com produtores rurais, dentre outras atividades.