Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Defesa Civil Municipal de Palmas publicou aviso de risco de chuvas intensas para Palmas e região, com alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - grau de severidade, com perigo potencial, iniciando nesta sexta-feira, 8, terminando no sábado, 9, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40-60 km/h.

Segundo a Defesa Civil, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, mas em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, não estacione próximo a torres de transmissão, placas de propaganda, e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso necessário acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Feriadão

A Semana Santa de 2022 será de 10 a 17 de abril, mês de transição do período chuvoso para o de estiagem na região do Tocantins. Todavia, as primeiras tendências projetadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que há possibilidades de chuvas isoladas durantes esses dias na Capital.

A previsão do Inmet até o dia 12 de abril aponta que as temperaturas mínimas e máximas devem ser de 24°C e 34°C em Palmas. Já a umidade do ar terá variação de 45 a 95%, com ventos de fraco a moderado.

 A empresa brasileira que oferece serviços de meteorologia, Climatempo, converge com o Inmet, e vai além, prevê chuvas isoladas até a Páscoa, dia 17 de abril de 2022. Vale ressaltar que se trata de uma tendência, que seguirá sendo atualizada nos próximos dias.

O boletim é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE ), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet, da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins (Nemet).