Um homem foi preso e duas armas de fogo, modelo rifle, foram apreendidas na manhã desta sexta-feira, 8, durante as diligências da operação Turbatio que cumpriu dois mandados de busca e um de prisão na Capital Palmas. O homem é apontado como integrante de uma organização criminosa responsável por roubo de carga de cereais na região dos municípios de Lagoa da Confusão e Gurupi.
O crime teria ocorrido no dia 8 de outubro de 2021, quando um caminhoneiro que transportava uma carga de arroz, avaliada em cerca de R$ 50.000 foi assaltado e mantido sob poder dos criminosos por aproximadamente de 19 horas.
O delegado responsável pela investigação, Teofabio Alves Siqueira, da 58ª DP de Lagoa da Confusão destacou que há indícios da participação dos indivíduos em outros roubos. “Os suspeitos trabalhavam de forma organizada, sendo que destes, quatro foram responsáveis pela execução do roubo, enquanto o quinto indivíduo, que trabalhava como corretor de grãos, se aproveitava dos contatos, para comercializar a carga subtraída. Com isso, há suspeitas de participação dos indivíduos em outros roubos de carga de grãos na cidade de Lagoa da Confusão, que é uma cidade que tem no agronegócio uma das bases do seu desenvolvimento”, explicou.
As investigações apontaram que os homens estariam na região de Palmas, sendo então solicitado apoio pelas forças policiais da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Palmas), sob o comando do delegado Evaldo de Oliveira Gomes. Os policiais chegaram à residência de um dos investigados por volta das 06h da manhã de hoje e durante as buscas no interior do imóvel foram encontrados, além das duas armas, uma farta quantidade de munição de diversos calibres.
O indivíduo preso hoje foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo (Art. 16 Da Lei 10.826/2003) e munição de uso restrito (Art. 12 da Lei 10.826/2003). O delegado titular da DEIC de Palmas, Evaldo Gomes, informou que o homem segue preso. “Inicialmente o mandato era de prisão temporária, porém, com a localização das armas o investigado foi autuado em flagrante e não houve aplicação de fiança”, disse.
Dos outros suspeitos, dois foram presos pela Polícia Civil de Lagoa da Confusão no dia 1ª de novembro de 2021, e estão na Casa de Prisão Provisória de Paraíso. Já os demais ainda não foram localizados, o delegado Teofabio Alves Siqueira reforçou que as investigações continuam.