Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PRF

Foto: Divulgação PRF

Na tarde desse sábado (9), equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas abordagens, nas quais foram apreendidos um total superior a 1,2 tonelada de material com sinais de toxidade. 

O primeiro caso ocorreu por volta das 12 horas, no km 414 da BR 153, no município de Miranorte/TO, onde foi abordado o veículo Mbenz/Mpolo Paradiso. Durante a fiscalização foram encontrados 23 galões de herbicida, com 20 litros cada no interior do bagageiro do ônibus (aproximadamente 460 kg) - no mesmo compartimento onde eram transportadas as bagagens dos passageiros, incluindo produtos alimentícios.  As embalagens eram de números de lotes diversos, sendo que algumas estavam com número de lote ilegível. Além disso,  herbicidas encontrados não são compatíveis com as características do fabricante original e as informações das notas fiscais apresentadas apresentavam incongruências, segundo a PRF. 

No mesmo dia, por volta das 15h30min, no km 332 da BR 153 no município de Guaraí/TO, foi abordado o veículo Scania Mpolo. Após verificação preliminar dos documentos apresentados, a equipe decidiu verificar os bagageiros do veículo. Ao observar os produtos transportados, notou-se a presença de 38 galões de produto semelhante a agrotóxico, cada um com 20L de capacidade, um total de aproximadamente 862 kg.

Observando detalhes dos rótulos, tampas, lacres e inscrições nas embalagens, a equipe constatou diversos indícios de adulteração, constatando tratar-se de produto diverso do declarado na nota fiscal apresentada.

De acordo com a PRF, a princípio foram detectados os seguintes crimes: produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica; produzir, comercializar, transportar, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em desacordo com a legislação pertinente; transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal; uso de marca de forma que indique procedência que não a verdadeira e Fabrico de produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida. 

Os condutores, veículos e mercadorias foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de plantão em Guaraí-TO. (PRF/TO)