Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A participação no Programa Mesário Voluntário agora conta como atividade extracurricular para os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Convênio assinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e instituições de ensino valida a participação dos estudantes no processo eleitoral como carga horária complementar.

Conforme o termo, fica a cargo do TRE-TO repassar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre cidadania e o processo democrático eleitoral brasileiro, assim como a disponibilização de material pertinente à organização da Justiça Eleitoral do Tocantins.

O aluno interessado poderá se inscrever no Cartório Eleitoral de sua cidade ou fazer a adesão ao programa de forma on-line, por meio do Portal do Mesário Voluntário.

O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a participação espontânea de pessoas nos serviços eleitorais; uma de suas principais ações é a cooperação com instituições de ensino superior pelo intuito de validar as horas de serviço voluntário dos acadêmicos junto à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular.