Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesse domingo, 10, em Guaraí, um Protocolo de Propósito de Fomento para promover o desenvolvimento da atividade de produção de calcário no município. O ato foi realizado durante as comemorações dos 52 anos de emancipação política de Guaraí.

Pelo documento, que envolve a Agência de Mineração do Tocantins (TO Minérios) e a Prefeitura local, o Governo do Tocantins quer promover a exploração de calcário na área denominada Fazenda Santa Júlia, que pertence à TO Minérios. 

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a exploração mineral na região vai permitir o desenvolvimento social, econômico e a geração de emprego e renda no município e em toda a região. "O nosso Estado tem uma economia alicerçada no agronegócio e uma demanda muito grande pela calcário para correção do solo. Com a implementação da produção em Guaraí vamos aumentar a produção, baratear o seu custo para os nossos produtores e, certamente, promover empregos e renda para o nosso povo", ressaltou.

O governador também reiterou o compromisso de implantar uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade e liberar os recursos para melhoria de ruas e avenidas, por meio da destinação de R$ 2 milhões oriundos do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Empregos.

O chefe do Executivo parabenizou os guaraienses e destacou que em breve serão iniciadas as obras do Parque Industrial de Guaraí, que vai demandar recursos na ordem de R$ 8 milhões, recursos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).

O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, e outras autoridades, assistiu apresentações culturais dos alunos do Colégio Militar de Guaraí. "Obrigado governador por prestigiar a nossa festa. O senhor é um parceiro da nossa cidade", destacou a prefeita Fátima Coelho.

Guaraí

O município de Guaraí conta com 26 mil habitantes e tem na produção de grãos e de bovinos os principais pilares da economia. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec/TO), o município conta com um rebanho bovino de mais de 138 mil cabeças. A cidade também conta com mais de 15 empresas de médio e grande porte, além de multinacionais que atuam no ramo do agronegócio, com vendas de máquinas, equipamentos e insumos. O município é considerado o maior produtor individual de melancia por gotejamento do Brasil, além da força gerada pelos hortifrutis dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar.

A cidade também se destaca pela logística e conta com um terminal da Ferrovia Norte-Sul. Recentemente a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A anunciou a empresa vencedora da concessão para implementação do terminal e a expectativa é que no próximo mês de abril seja dada a Ordem de Serviço das obras do Porto Seco, a fim de operar com embarque e desembarque no novo pátio em território guaraiense.