A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou nesse último domingo, 10, a 2ª edição do Esporte e Lazer Itinerante na Roça. Dessa vez, a Matança foi a região que recebeu o projeto. A ação tem o objetivo de levar atividades esportivas para as comunidades e assentamentos mais distantes e contou com diversas modalidades esportivas como: futebol, capoeira, vôlei, badminton, exercício funcional, dentre outros.
As atividades de esporte e lazer aconteceram na Escola Municipal Faustino Dias, colégio da região, e contou com a participação dos moradores em diversas atividades, dentre elas a continuidade do Torneio de Futebol Martim da Garapa.
Para o articulador do evento na localidade, Edilton Cunha Borges, o evento foi um grande sucesso. “Esse momento foi muito bom, nós da Matança agradecemos imensamente a todos que nos ajudaram a realizar esse evento e espero que no próximo ano tenha mais Esporte e Lazer Itinerante na Roça!”, declarou Edilton com entusiasmo.
Para a presidente da Liga Esportiva Rural, Marlene Santos de Menezes, mais uma vez o evento teve boa adesão dos moradores. “Estou muito feliz em participar desta 2ª edição. Hoje foi um dia de lazer, dia da comunidade estar junto se divertindo com as várias modalidades esportivas e de lazer que foram oferecidas. O evento foi mais uma vez realizado de forma maravilhosa”, destacou a presidente.
Torneio de Futebol Martim da Garapa
A disputa do Torneio de Futebol Martim da Garapa também continuou nesta edição do projeto Esporte e Lazer Itinerante na Roça. Ao todo, seis equipes participaram do torneio, Santo Antônio, Santa Fé, Grupo Wink, Cachoeira, Mané João, Flor da Serra.
A final desta etapa foi o time Santo Antônio contra o Santa Fé, o placar terminou em 1x1 e nos pênaltis 3x2 para a equipe Santo Antônio que também foi o campeão da primeira etapa. Já o Santa Fé ocupou o segundo lugar e em terceiro lugar ficou o time Mané João. Serão ao todo 6 etapas, a próxima edição (3ª) vai acontecer na região do Flor da Serra.
Destaca-se que o nome atual do torneio é uma homenagem ao chacareiro Martiliano Avelino Dias, precursor do esporte na roça.