Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kin Gomides

Foto: Kin Gomides

De volta ao formato presencial, a 22 ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), realizada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros já está sendo preparada para ocorrer entre os dias 10 e 14 de maio, no Parque Agrotecnológico, em Palmas.

Dentro do tema: Integrar, Intensificar para Preservar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), órgão de assistência técnica e extensão rural do Estado, começou a preparar as vitrines agrícolas para apresentar, aos produtores, as melhores tecnologias agrícolas voltadas para o campo; além de palestras; dias de campo e exposição da agricultura familiar.

De acordo com o presidente do órgão, Fabiano Miranda, com foco no tema deste ano, o Ruraltins está empenhado em preparar mais de 15 Unidades demonstrativas envolvendo as cadeias produtivas prioritárias da região, como mandioca, milho e soja, e também, com o forte apoio da iniciativa privada. “Estamos investindo em novas cultivares como o café robusta, açafrão, maracujá, uva e frutos amazônicos, açaí e cupuaçu. Nesses experimentos, firmamos parcerias também com as instituições de pesquisa, dentre elas a Unitins [Universidade Estadual do Tocantins] e a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], visando à validação e à viabilidade econômica e tecnológica dessas cultivares, que estarão presentes na Agrotins, na unidade experimental do Ruraltins”.

Ainda nas novidades que serão apresentadas na feira, o órgão traz também o cultivo da baunilha do Cerrado, a pupunha; banana e coco; o banco de forrageiras com o capim BRS Kurumin e o BRS capiaçu voltado para a pecuária de leite e corte. “Isso e muitas outras cultivares estão sendo preparadas para receber e repassar aos produtores rurais, que serão os nossos convidados especiais”, explica o gestor Fabiano Miranda.

Agrotins 2022

A Agrotins é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, e suas vinculadas o Ruraltins e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO); além da parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt); Tocantins Parcerias, e ainda com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

Devido à pandemia causada pela covid-19, as duas últimas edições foram em formato digital, já este ano, a feira será realizada em modo híbrido, on-line e presencial, sendo esse último, seguindo todas as normas de segurança sanitária.

Na programação voltada para o setor do agronegócio, estão: palestras, workshops, seminários; além disso, há também exposição de maquinários, veículos, produtos e serviços.