Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros do segmento aquícola programam diversas atividades no Pavilhão da Aquicultura para serem realizadas durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A que Feira que tem como tema central “Integrar, intensificar para preservar”, ocorre de 10 a 14 de maio no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída Porto Nacional. 

De acordo com o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, as expectativas para a Agrotins, após dois anos sem a feira física, estão excelentes devido ao momento que a aquicultura do estado vivenciando. “Tivemos crescimento de produção nos últimos anos, chegando a 16.250 mil toneladas de peixes produzidos em 2021. Temos uma estrutura de políticas públicas favoráveis para o setor (ambiental, fiscal e de governança) e iniciando a produção de peixes em tanques redes nas áreas aquícolas empresariais”, projetou.

Empresas

Para participar da exposição, nos cinco dias de feira, já estão confirmadas 16 empresas voltadas para os segmentos de: insumos básicos para piscicultura, como ração e alevinos, aeradores, kits de qualidade de água, equipamentos de beneficiamento de pescado e empresas de consultoria técnica, empresas de tanques rede circulares, entre outras empresas.

Inovação

De acordo com a diretoria de Aquicultura da Seagro as principais inovações de ano na feira são os tanques redes circulares, os equipamentos de beneficiamento de pescado e uma ferramenta tecnológica “start up” para uso na área de produção de peixes com modelo de gestão e tecnológico.

Tanques rede

Durante a feira haverá exposição de dois tanques redes circulares no lago para que os empresários do ramo aquícola ou interessados possam ver a estrutura pronta para ser utilizada. 

Programação:

11/05 – III Reunião Técnica – Produção de peixes em tanques rede nos reservatórios do Tocantins – Pavilhão da Aquicultura – período vespertino (14h30m às 17h30m).

12/05 – II Tilápiatins – Auditório Central (11h às 12h45m)

12/05 – 29ª Reunião da Câmara Setorial da Piscicultura (14h30m às 16h30)

Circuito do peixe – 10 a 14/05 – participação dos técnicos do Ruraltins.