Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Os alertas têm validade até sexta-feira, 15.

Os alertas têm validade até sexta-feira, 15. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os alertas têm validade até sexta-feira, 15. Os alertas têm validade até sexta-feira, 15.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira, 14, dois alertas amarelo e dois na cor laranja para chuvas intensas no Tocantins. 

O alerta de cor laranja, segundo o Inmet, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

Um dos alertas laranja atinge cidades localizadas, boa parte delas, à noroeste do Tocantins, como mostra a seguinte figura:

Este alerta laranja é para as cidades de Abreulândia, Aragominas, Araguacema, Araguaína, Araguanã, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Carmolândia, Couto Magalhães, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Goianorte, Juarina, Marianópolis do Tocantins, Muricilândia, Nova Olinda, Pau D'Arco, Pequizeiro, Pium e Santa Fé do Araguaia.

Outro alerta, também laranja, abrange cidades localizadas à sudeste do Tocantins:

Este alerta abrange as cidades de Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga.

Já no alerta amarelo, segundo o Inmet, são previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Um amarelo abrange quase todo o Estado, exceto a região Bico do Papagaio e à noroeste do Tocantins, como mostra a seguinte figura:

 

A região Bico do Papagaio é abrangida em outro alerta, também na cor amarelo.

 

Todos os alertas têm validade até às 11 horas de sexta-feira, 15. 

Alertas

Há três tipos de alertas emitidos pelo Inmet- amarelo, laranja e vermelho. O amarelo representa situação meteorológica potencialmente perigosa. O laranja representa situação meteorológica perigosa. O vermelho representa situação meteorológica de grande perigo- o de maior severidade entre todos os alertas. Os alertas podem ser verificados na página online do Inmet (alertas2.inmet.gov.br).