Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

Como parte das celebrações da Sexta-feira Santa, fiéis católicos de Paraíso do Tocantins e visitantes participaram na noite da última sexta-feira, dia 15, da meditação da Via-Sacra, que aconteceu na Praça da Matriz São José Operário, no centro da cidade. Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o evento acontece com a presença de fiéis. O prefeito Celso Morais e a secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patricia Nascimento, estiveram presentes na celebração.

Ao todo, 15 estações foram visitadas pelos fiéis, que meditaram sobre os passos de Jesus no caminho para o Calvário. Cada uma das estações ficou sob responsabilidade de alguma comunidade ou pastoral da Paróquia São José Operário. Durante o percurso foram proferidas frases reflexivas, relacionadas a Campanha da Fraternidade 2022, que teve como tema, “Fraternidade e Educação”.

Os fiéis seguiram pelas 15 estações carregando velas e entoando cânticos religiosos. Entre a 14ª estação, onde Jesus é sepultado, e a 15ª estação, quando acontece a ressurreição, os participantes percorreram algumas ruas aos arredores da Igreja, com a imagem que representa o Cristo morto. Ao retornarem à Igreja, a imagem foi posta no corredor central para contemplação dos fiéis.

A Via-Sacra é parte integrante da programação da Semana Santa, cujos eventos são tradicionais para toda a Igreja Católica e a comunidade de Paraíso, que desde 1962 mantém esta tradição viva.

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo é parceira na promoção destes eventos junto às Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e Conselho Municipal de Turismo.

(Foto: Davi Andrade Melo)