Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dando seguimento na organização da programação da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), confirmou a presença dos ex-ministros da Agricultura, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. A feira que este ano tem como tema Integrar, Intensificar para Preservar, acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins.

De acordo com o secretário da Seagro, Jaime Café os preparativos para a feira estão acelerados. "Muito antes do lançamento oficial nós já estávamos elaborando o planejamento da feira, e nessa edição tão especial em que voltamos a ter contato com o nosso público visitante, de forma presencial, fizemos um cronograma de palestras que irá atender a todos os participantes e com certeza irá contribuir para os futuros projetos dos nossos produtores”, explica o secretário.

Com o intuito de contribuir com a realização da 22ª da Agrotins a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop-TO), em parceria com a Seagro ofertará aos visitantes duas palestras magnas, com os renomados Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, precursores do cooperativismo e agronegócio mundial. O ex-ministro, Roberto Rodrigues, falará sobre o tema: A força do cooperativismo para integrar, intensificar e preservar, no dia 12 de maio, às 10h no auditório Beija-flor.

No dia 13 de maio, às 10h, também no auditório Beija-flor, será realizada a palestra “O presente e o futuro do agronegócio”, com o ex-ministro, Alysson Paolinelli. Durante o evento serão realizados palestras e minicursos em diversos seguimentos da agricultura nos auditórios Jaburu e Beija-flor para o público que estiver visitando a feira nos quatro dias de evento. A programação de palestra terá temas voltados para o agronegócio, agrobusiness, agricultura familiar, agricultura sustentável entre outros.

Sobre os palestrantes

Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, nascido em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal.  Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Em 2006, Paulinelli foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo. Hoje, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Em 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.

Roberto Rodrigues foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 1º de janeiro de 2003 e 30 de junho de 2006. Graduado em Engenharia Agrônoma, com aperfeiçoamento em administração rural, pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo em 1965, o ex-ministro é professo do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticabal no interior paulista, o executivo participa de vários conselhos, entre os quais o do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o da Associação Comercial de São Paulo e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e da Fundação Bunge, entre outros.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.

A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.