Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Sesc

Foto: Divulgação Sesc

A dança é arte em movimento e para celebrar essa linguagem artística que tanto envolve o público, o Sesc Tocantins preparou uma programação especial que será realizada de 26 a 29 de abril, no Teatro do Centro de Atividades, em Palmas.

Para a entrada será cobrado 1 kg de alimento, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc. O programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa realiza doação de alimentos, que seriam descartados, para localidades onde fazem a diferença.

Dia da Dança 

O Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1982 e faz uma homenagem a Jean-George Noverre, um grande mestre da dança. No Brasil, a data homenageia Marika Gidali, bailarina que, juntamente com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium, em 1971, em São Paulo.

Confira a programação da Semana da Dança

- 26 de Abril
 
Espetáculo: Noite de Gala do Espetáculo Máscaras, com o Balé Popular do Tocantins
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
 
As máscaras nos fascinam, a brincadeira do faz de conta, a ilusão de ser alguém diferente, uma projeção do que gostaríamos de ser, mesmo que por instantes. Somos, cada um de nós, o próprio baile de máscaras. Somos aquele personagem que gostamos no desenho animado, o super-herói, a princesa dos contos de fadas, o guerreiro da espada reluzente, o cientista maluco, a poderosa amazona... somos tantos, mas quem somos?

- 27 de Abril
 
Espetáculo: Akai Ito, com a Cia Juvenil de Dança - ETI Eurídice Ferreira de Mello (TO)
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
 
O quinto espetáculo da Cia Juvenil de Dança - ETI Eurídice Ferreira de Mello é inspirado na lenda chinesa Akai Ito. Acredita-se que nascemos ligados a pessoas que farão diferença em nossas vidas por um fio vermelho e, não importa o quanto emaranhado esteja, essas pessoas irão se encontrar. Apoiado nos textos do jornalista Marcos Piangers, o espetáculo se propõe a fazer uma reflexão sobre nossos sentimentos e como eles afetam as outras pessoas.

- 28 de Abril
 
Espetáculo: Só Maria é daqui, com o Coletivo Agulha Cenas (TO)
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
 
Espetáculo de dança-teatro, em formato cênico, que explora a diversidade e as origens a partir da perspectiva de alguém que nasceu e cresceu em Palmas em paralelo com aqueles que aqui chegam, trazendo um novo prisma sobre a caçula das capitais. O Espetáculo estimula a reflexão sobre a vida em sociedade e a participação cultural. Considerando que Palmas é uma cidade com apenas 31 anos de existência, o questionamento sobre a origem, suscita discussões relevantes sobre as mais variadas culturas e os diversos fluxos de ocupação da região do atual Estado do Tocantins, através de uma poética singela e cativante. O espetáculo tem coreografias e direção artística de Elton Fialho.

- 29 de Abril
 
Espetáculo: Luna de Miel, com a Cia Lamira de Artes Cênicas (TO)
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
 
Espetáculo fruto da pesquisa da Lamira e de Oscar Zimmermann sobre Dança&Clown. Uma pesquisa inédita, autoral e feita na pandemia sobre as linguagens da dança e da Palhaçaria. O espetáculo retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. E na lua de mel vão passar por inúmeras aventuras que farão descobrir que o amor e a palhaçaria são os melhores antídotos para as dificuldades. Luna de Miel é o registro da pesquisa em Dança&Clown, apropriando-se da linguagem dessas duas artes para vencer essas diferenças e produzir um divertido espetáculo de rua que fala sobre o amor, a arte e a vida!

Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.