Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Em Araguaína, são mais de 105 mil imóveis registrados, conforme dados da Secretaria da Fazenda

Em Araguaína, são mais de 105 mil imóveis registrados, conforme dados da Secretaria da Fazenda Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Em Araguaína, são mais de 105 mil imóveis registrados, conforme dados da Secretaria da Fazenda Em Araguaína, são mais de 105 mil imóveis registrados, conforme dados da Secretaria da Fazenda

O prazo limite para o pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 10% vai até o dia 30 de abril, próximo sábado, em Araguaína. Após essa data, o contribuinte terá que pagar multa moratória, que varia entre 2% a 20%, de acordo com a quantidade de dias em débito com o imposto.

Dentro deste prazo, ainda é possível obter mais reduções por adimplência, ou seja, para quem estiver em dia com o IPTU de 2021. De acordo com o secretário da Fazenda de Araguaína, Fabiano Souza, é importante a atenção quanto ao prazo. “Essa é a última oportunidade para o contribuinte obter descontos e ficar em dia com a obrigação tributária”.

A lista com os endereços dos imóveis e os valores cobrados estão disponíveis no Diário Municipal nº 2.460, do dia 3 de janeiro. Conforme a Secretaria da Fazenda de Araguaína, ao todo são 105.131 imóveis registrados, desses 20.766 foram pagos, os dados foram registrados até o último dia 19 de abril.  

“O recolhimento do IPTU permite que o Município continue investindo em melhor qualidade de vida ao cidadão araguainense, como obras de infraestrutura e tecnologia na cidade por exemplo”, afirmou.

Parcelamento

O tributo ainda pode ser dividido em até nove vezes, desde que as parcelas mensais não sejam inferiores a R$ 50 e não ultrapassem o exercício vigente, dia 31 de dezembro. Os descontos para quem optar pelo parcelamento variam de 1% a 7%, estabelecidos de acordo com a quantidade de parcelas.

Facilidade

Os contribuintes que tiverem com o cadastro atualizado, irão receber uma comunicação via e-mail ou SMS da Secretaria Municipal da Fazenda, informando sobre os últimos dias para o pagamento do IPTU 2022 com desconto. Por meio do link, também será possível emitir o boleto.

As guias para pagamento do IPTU também estão disponíveis no site da Prefeitura. Uma das alternativas é por meio do menu na aba “Cidadão”, em seguida na opção “Guias de IPTU”.

Atendimento presencial

O proprietário que preferir realizar a emissão do boleto presencialmente pode se dirigir até a unidade de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 1.155, Centro. O funcionamento é das 8 às 18 horas, sem intervalo, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, ou ainda, pelo aplicativo WhatsApp através do número (63) 9935 7789.