Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Equipes da Prefeitura estão orientando moradores e comerciantes sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga durante as obras

Equipes da Prefeitura estão orientando moradores e comerciantes sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga durante as obras Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Equipes da Prefeitura estão orientando moradores e comerciantes sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga durante as obras Equipes da Prefeitura estão orientando moradores e comerciantes sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga durante as obras

A Prefeitura de Araguaína vai iniciar, no fim do mês de abril obras que vão aumentar o escoamento da água das chuvas e corrigir o nivelamento do asfalto na Avenida Primeiro de Janeiro, umas principais vias comerciais da cidade. O trecho em obras, de 700 metros, ficará entre a Avenida Castelo Branco, no Centro, e a Rua Muricizal, no Bairro São João. As equipes estão orientando os comerciantes e moradores dessa região sobre interdições e recomendações sobre carga e descarga.

Para a atendente Joicy Santiago, 23 anos, que trabalha em um comércio de guaraná na Avenida Castelo Branco, as melhorias vão evitar prejuízos para clientes e funcionários da região. “Quando chove forte, a enxurrada derruba as motos aqui na frente e as carrega até a esquina. Eu preciso chamar os meninos do lado para buscar. O único jeito disso não acontecer é com obras, porque não se pode colocar a moto na calçada”.

No comércio onde trabalha Joel de Sousa, 50 anos, a calçada precisou ser erguida em relação ao nível do asfalto da Avenida Primeiro de Janeiro. “A água vinha parar dentro da loja e a gente corria com os rodinhos para jogar a água para fora”. Já a comerciante Ana Paula Trigueiro, 43, tem problemas com as poças de água. “Como o asfalto é desnivelado, quando os carros passam jogam a água suja para dentro da loja”.

Planejamento

As obras serão realizadas em três etapas, iniciadas consecutivamente, e têm previsão para conclusão em quatro meses. A primeira etapa é na quadra da Avenida Castelo Branco, entre a Rua Treze de Maio e a Avenida Primeiro de Janeiro. A segunda etapa é nas quatro quadras da Primeiro de Janeiro localizadas entre a Castelo Branco e a Rua Voluntários da Pátria. Já a terceira etapa é no trecho da quadra da Primeiro de Janeiro, que fica entre as ruas Voluntários da Pátria e Muricizal.

Enquanto houver a execução das obras, cada trecho terá acesso livre para pedestres pelas calçadas e as vias bloqueadas para veículos. O transporte de cargas deverá ser informado previamente à Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) para estabelecimento de rotas em dias e horários cabíveis para a atividade, por meio do telefone.

Estrutura de qualidade

A nova tubulação mais que dobrará a capacidade de drenagem na região. “Toda a água de chuva de mais de 20 quadras se concentra no sistema de drenagem superficial e profunda dessas 6 quadras que receberão as obras. Onde hoje há tubos de 800 mm passará a ter 1500 mm”, afirmou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.

Com a ampliação, o sistema terá mais pontos de captação. “O projeto prevê ainda instalar novas bocas de lobo duplas e poços de visitas”, explicou o gerente técnico. A água pluvial captada continuará sendo lançada no Córrego Lava-Pé.

Águas de Araguaína

A obra na Avenida Primeiro de Janeiro faz parte do Projeto Águas de Araguaína, que é executado com recurso de financiamento obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

Fazem parte do projeto a construção da Via Norte, que ligará o Centro da cidade a 14 bairros, e ainda uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas, e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.

Os moradores podem tirar dúvidas sobre as obras do Município por meio do telefone da Ouvidoria 0800 649 220, e-mail: contato@ouvidoria.araguaina.to.gov.br ou diretamente no órgão, que fica na Rua 25 de Dezembro, nº 265, no Centro.