Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a I Feira Municipal de Saúde, na próxima sexta-feira, 29, das 7h às 21 horas, na Praça Coronel Lysias Rodrigues. Durante a ação haverá stands com exposição dos serviços ofertados à população, além de momentos de interação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é uma ação que visa discutir sobre temas importantes para os pedroafonsinos. “Visa aumentar o vínculo da atenção primária com a comunidade. A proposta pretende realiza ações em conjunto para a prevenção e proteção da saúde, sem distinção de raça, cor, sexo, ou condição social, trabalhando os princípios e diretrizes do SUS”, explica a secretária da pasta, Kelma de Souza França. 

Serviços ofertados

Tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; avaliação do cartão de vacina; vacina contra influenza; orientações sobre uso racional de medicamentos; antropometria/cálculo de IMC; aulão de ritmos com os grupos QVT e PA na Medida Certa; orientações sobre saúde bucal; ginástica laboral; psicologia; serviço social; nutricionista; saúde do idoso; serviços de fisioterapia (ventosa terapia, eletroterapia, cinesioterapia, teroterapia, aulão de pilates); orientações sobre como deixar de fumar; orientações sobre o combate às drogas; orientações sobre zoonoses; endemias: animais peçonhentos, Aedes Aegypt, mosquito palha…; Vigilância Sanitária; cadastro e atualização do Cartão do SUS; triagem para doadores de medula óssea (aguardando confirmação do hemocentro); distribuição de mudas (plantas) e sabão ecológico; distribuição de hipoclorito; distribuição de preservativos; testes rápido para ISTs; Ouvidoria. 

Apoio e parcerias

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas equipes de Estratégia de Saúde da Família, coordenação de Atenção Primária e Vigilância em Saúde e NASF. A feira conta com as seguintes parcerias: Tiro de Guerra do Exército 11-004; Polícia Militar (PM/TO), Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo; Cooperativa de Agricultores de Pedro Afonso; Hemocentro do Tocantins; Conselho Tutelar; Laboratório Padrão; Grupo AMA; Desbravadores; Conselho Municipal de Saúde.