Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta segunda-feira, 25, a abertura da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A cerimônia acontece às 16h30, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Os Jets, maior competição escolar do Estado, envolvem mais de 18 mil estudantes das redes pública e particular do Tocantins. A competição é dividida em etapas municipais, regionais e estadual com disputas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Serão 14 etapas Regionais, no período de 25 de abril a 11 de junho, com jogos nas modalidades coletivas de futsal, voleibol e handebol, além de provas individuais no atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. A Regional de Palmas abrirá o calendário das competições com jogos de 25 a 30 de abril, com cerca de 400 estudantes de 40 escolas inscritas. 

Final Estadual

Os vencedores das regionais classificam-se para a etapa estadual, em Palmas, com datas diferentes para cada categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho ocorrerá a disputa de 15 a 17 anos. Já a final estadual da categoria 12 a 14 anos está programada para acontecer de 3 a 8 de outubro. Nesta final, serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, futsal, judô, handebol, natação, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa e xadrez (apenas na categoria 12 a 14 anos). 

Disputa nacional

Os campeões dos Jets na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Em 2022, o evento contará com três fases classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília, nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, os paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro.