Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde indicam que entre 2010 e 2019 houve um aumento de cerca de 59% nas internações de pessoas de até 39 anos por infarto e de 9% nas mortes.  O principal exame para detectar com precisão a presença de placas no coração, com riscos de obstruções, é a Angiotomografia Coronariana (AngioTC) ou Tomografia do Coração, como é popularmente conhecida. O CDT Diagnósticos é pioneiro no Tocantins na realização do exame indicado para pacientes com mais de 40 anos de idade com histórico ou características de gordura, diabetes, hipertensão, uso de cigarros e etc. O exame é realizado por um especialista em cardiologia, sendo realizado no CDT Diagnósticos pelos Drs. Andrés Gustavo Sánchez Esteva e Ibsen Suetônio Trindade.

O cardiologista Wallace André Pedro da Silva destaca que a AngioTC é um exame muito importante para o caso de suspeita de dor no peito em aperto por entupimento das artérias. “Sempre com esse objetivo de identificar precocemente a presença de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura, ou placas de cálcio, que podem determinar, futuramente, infarto agudo do miocárdio”, explicou.

O cardiologista explica que, com este exame, o médico poderá determinar se o seu paciente tem, baixo, moderado ou alto risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana obstrutiva. “Esse exame é uma nova ferramenta que poderá ser utilizada no pronto socorro como classificação de riscos de pacientes com dor no peito, por exemplo”, enfatizou.

O exame poderá ser utilizado no pronto socorro ou no consultório para o diagnóstico dos pacientes com dor no peito em aperto. Nesse sentido, a Angiotomografia Coronariana passa a ser uma importante ferramenta no auxílio do diagnóstico precoce desse tipo de doença.