Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

Por se tratar de resíduos perfurocortantes é importante que agulhas de medicamentos injetáveis e cacos não sejam misturados ao lixo doméstico. No caso de cacos de vidro, segundo a Associação Nacional de Vidraçarias (AnaVidros), a melhor maneira de descartar é guardar os pedaços em caixas de leite ou papelão grosso e, somente então, colocar em saco plástico. Garantindo assim que os vidros não rasguem a embalagem e nem machuquem os coletores. Essa mesma orientação vale para agulhas de costura e outros objetos cortantes. 

Em Palmas/TO, embalagens de vidro intacto podem ser descartados em ecopontos do Programa Renova Palmas para reciclagem. No caso de medicamentos injetáveis usados em casa por diabéticos, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) é que as agulhas e seringas utilizadas sejam devolvidas à Unidade de Saúde da Família (USF) em que o paciente é acompanhado. Lá as seringas são colocadas em caixas para descarte de perfurocortantes, para destinação e tratamento adequado.

A campanha nacional 'Descarte amigo – Agulha no lixo é um perigo', da qual a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é parceira, recomenda ainda que esses resíduos sejam guardados em recipientes próprios para perfurocortantes, vendidos em lojas especializadas, ou em coletor caseiro de material resistente e com tampa (ex: embalagem de alvejante ou amaciante). Esta embalagem precisa ser identificada com uma etiqueta que deixe claro seu conteúdo e levada à unidade com, no máximo, dois terços de seu volume preenchido.

Dando destinação adequada a estes e outros resíduos não domésticos, o palmense colabora com a manutenção de padrões de tratamento oferecido pelo Aterro Sanitário de Palmas que, ao longo de 2021, recebeu cerca de 90 mil toneladas de lixo.

Aterro e ecopontos

Para melhor gestão do lixo na Capital todo resíduo doméstico é encaminhado ao Aterro Sanitário de Palmas e depositado em grandes células para destinação e tratamento adequado.

Todo volume descarregado pelos caminhões da coleta é compactado e enterrado de modo que o chorume produzido é canalizado para lagoas de tratamento. Bactérias anaeróbicas auxiliam no tratamento do chorume. A impermeabilização das células garante a proteção do solo.

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) é a responsável pelo Programa Renova Palmas que distribuiu por toda Capital pontos de coleta de óleo de fritura usado e materiais recicláveis. Para conhecer aquele mais próximo clique aqui. Já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) gere, além do aterro, ecopontos para destinação de pneus sem serventia e galhadas.