Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Acontece neste sábado, 30, em todos os municípios do Tocantins, o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo 2022. A ação busca incentivar a imunização da população prioritária.

A vacinação contra a gripe está liberada para pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Já a imunização contra o sarampo é voltada para os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Rocha de Sena, reforça que esse dia D é um dia nacional e o Estado, portanto, está com todas as suas unidades de saúde, dos 139 municípios, abertas. "Cada município tem a sua estratégia de abertura de sala, mas o importante é que em todos tenham pelo menos um posto de vacinação aberto para que o público alvo possa se vacinar", disse.

A gerente destaca ainda que, até o momento, apenas 5% da população do público alvo está vacinada contra sarampo e 10% contra influenza." Com esse dia D a gente espera que mais pessoas possam ser vacinadas, até porque é um dia que abrange todos os públicos alvos, sem diferenciação por fases”, afirma.