Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira edição da Feira Municipal de Saúde realizada pela Prefeitura de Pedro Afonso na última sexta-feira, 29, foi um sucesso e atendeu mais de 1000 pessoas com serviços relacionados à Atenção Primária à Saúde. Foram realizados testes de glicemia capilar, cadastro e atualização do Cartão do SUS, vacinação contra a influenza, testes de tipagem sanguínea, testes rápidos para detecção de Infecções sexualmente transmissíveis, palestras educativas para alunos e visitantes, serviços de fisioterapia em várias modalidades, entre outros. 

O prefeito Joaquim Pinheiro participou da feira e destacou que o evento teve como objetivo a prevenção e proteção da saúde. “A realização dessa primeira Feira da Saúde foi pensada como uma maneira de mostrar que prevenção faz parte da saúde, então as orientações que trouxemos sobre as zoonoses, saúde bucal, a vacinação contra a influenza, foram pensadas para que a nossa população se mantenha cada vez mais saudável". 

A secretária Municipal de Saúde, Kelma França, reforçou ainda que o projeto teve o intuito de aproximar o poder público da população e ouvir suas demandas. “Além dos serviços prestados, nós também trouxemos o Conselho Municipal de Saúde para atender a população como ouvidoria e assim saber dos pedroafonsinos o que eles pensam da saúde do município e como podemos melhorar esse serviço para a nossa população”. 

A iniciativa da Feira partiu da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas equipes de Estratégia de Saúde da Família, coordenação de Atenção Primária, Vigilância em Saúde, NASF e pode contar com parcerias que foram cruciais para a efetivação do projeto.  As Secretarias de Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e CRAS, Quartel do Tiro de Guerra 11-004, Clube de Desbravadores de Bom Jesus e Pedro Afonso, Polícia Militar, Cooperativa de Agricultores (COAPA), loja maçônica Estrela do Planalto n 12, banco SICRED e voluntários.