Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Interatividade, socialização e solidariedade. Foi assim o momento de intercâmbio cultural entre a equipe da Art’Sacra Cia de Teatro e os indígenas da Aldeia Rio Verde, que aconteceu no último domingo, 1º. Equipes de direção, elenco, produção e técnica do espetáculo Paixão de Cristo se deslocaram para a aldeia e participaram, ao longo de todo o dia, de atividades de interação entre os grupos que incluíram rodas de conversas, atividades esportivas, almoço e ainda distribuição de alimentos.

A equipe da Art’Sacra, formada por cerca de 20 pessoas, levou à aldeia mais de 250 kg de alimentos, arrecadados na realização da Paixão de Cristo, que aconteceu no dia 15 de abril, no Teatro Sesc Palmas. “A nossa missão é levar mais do que cultura, diversão e entretenimento. É se utilizar de tudo isso para cumprir o IDE que nos ordenou Cristo e evangelizar, cuidar do próximo. E esse cuidado com os nossos irmãos indígenas têm sido uma missão que abraçamos e temos recebido muita receptividade”, declarou o diretor-geral da Art’Sacra, Valdeir Santana.

Cerca de 150 indígenas Xerente participaram da ação na Aldeia Rio Verde, dentre eles Alini Kukwedi. “Em pleno Dia dos Trabalhadores recebemos uma visita ilustre dos atores Cia Art'Sacra que a minha comunidade recebeu com muito carinho. Isso torna a comunidade muito privilegiada por ter a oportunidade de conhecer a cultura. É uma ação que torna a comunidade ainda mais forte, nos agrega muito mais conhecimento pela convivência com os não-indígenas e nos fortalece muito para mantermos a nossa cultura viva. Ficamos muito gratos pela visita e estaremos aqui de braços abertos sempre”, expressou.

Projetos

Esse intercâmbio entre os grupos acontece há cinco anos com a participação dos indígenas no elenco da Paixão de Cristo e se estreitou ainda mais fortemente com a realização do projeto ““Teatro AKWE- Levam-se as vidas, mas não a Cultura e a História”, que visitou aldeias do Tocantins com atividades culturais, educacionais e de pesquisa histórica com o intuito de identificar e fortalecer as principais tradições. O projeto foi desenvolvido no final do ano de 2021 e início de 2022 das aldeias Funil, Boa Fé, Pé de Serra, Aparecida, Cachoeira, Boa Vista, Buritizal, Rio Verde, Nascente e São Bento, por meio de patrocínio da Lei Aldir Blanc.