Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, realiza no município de Mateiros, na região do Jalapão, o trabalho de Inventariação da Oferta Turística e capacitação da equipe do município para utilização Sistema do Mapa do Turismo (Sismapa). A ação segue até a próxima sexta-feira, 6.

Mateiros, distante 317 km de Palmas, é um dos municípios que se destaca por estar situado dentro do Parque Estadual do Jalapão, onde se encontram os atrativos mais visitados pelos turistas, além de ser referência na produção do artesanato em Capim Dourado.

De acordo com a superintende do Turismo, Maria Antônia Valadares, o Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. O inventário turístico é instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“Todas as informações levantadas serão armazenadas em uma plataforma online, a Plataforma Integrada de Turismo (PIT), e serão utilizadas para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística no Estado”, explica a superintendente.

As ações de inventariação, realizadas pela Sectur, já ocorreram em 28 municípios que compõem as regiões turísticas do Tocantins.

“Integrar o Mapa do Turismo garante vários benefícios aos municípios com vocações turísticas, a exemplo da definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, o que contribui para fomentar a cadeia do turismo em nível estadual e nacional”, destacou o secretário da Sectur, Hercy Filho.