Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Thuany Gonçalves

Foto: Thuany Gonçalves

Menos de 30 dias após o lançamento do último livro a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) já contribui com mais um escritor do município. “Poemas Extraídos do Meu Âmago”, escrito por Magno Moura, secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis.  Este é o 8º livro lançado, em 17 meses. O projeto tem o intuito de espalhar vivências, histórias e incentivar outros escritores que podem estar “escondidos”.

O chefe de gabinete, Tiago Cardoso, representou o prefeito José Salomão. Ele mencionou o empenho da gestão em valorizar os escritores do município. “É valioso estar aqui representando o nosso prefeito no lançamento de mais uma obra em apenas 17 meses. Eu já tive a oportunidade de estar aqui no lançamento do meu livro e sei da importância deste momento para um escritor. O livro possui fragmentos com uma literatura realista e eu espero que todos possam sentir o que os versos transmitem”, enfatizou Cardoso. 

O secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e, agora, escritor, Magno Moura, descreveu o momento como um grande sonho realizado. “Já escrevo há um tempo e sou amante da literatura. Este livro é uma trilogia. Mais dois livros ainda serão lançados para dar continuidade a essas poesias”, declarou Moura, parafraseando Quintana: “Um bom poema não é aquele que você lê, é aquele que lê você!”.

Para a presidente da Academia Dianopolina de Letras, Anisiana Jacobina, a obra é um incentivo para outras pessoas que desejam se tornar escritoras. “A luta mais florida que pode existir, é a luta da leitura, a gente dorme lendo e já acorda com novas palavras. Não há escritores sem leituras. Escrever um livro, desabafar na escrita, despejar alegrias, tristezas e contentamentos num papel, é um ato muito gostoso. Só quero parabenizar o nosso novo escritor e lembrar que a Academia vibra cada vez que nasce um escritor”, disse. 

O vereador André Cavalari, representou a Câmara de Vereadores e destacou que Dianópolis tem se tornado uma referência. “Já estamos em mais um lançamento. Parabenizo todos os envolvidos que contribuem para que os livros saiam das mãos das pessoas e virem obras lançadas”, disse. 

A presidente da OAB local, Cláudia Rogéria, parabenizou o escritor por sua sensibilidade com a escrita e frisou o sucesso que já é o livro lançado. “Vários autores de Dianópolis tem se destacado e, com certeza, isso é motivo de orgulho para todos nós, porque representa a riqueza cultural que a nossa região Sudeste tem. A OAB te parabeniza, abraça a cultura e deseja todo o sucesso para você, Magno!”. 

Para compor a mesa, estiveram presentes o chefe de gabinete, Tiago Cardoso, representando o prefeito José Salomão; o escritor, Magno Moura; os vereadores André Cavalari, Paulo da Mega, Marcelo Rodrigues; a presidente da Academia Dianopolina de Letras, Anisiana Jacobina e a presidente da OAB de Dianópolis, Dr. Cláudia Rogéria. Integrantes da Gestão, familiares e amigos de Moura também prestigiaram a noite, além da Banda Municipal Bento Jacinto da Silva que apresentou seu repertório e arrancou aplausos de todos.