Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Única fábrica de fertilizantes do Estado do Tocantins, a empresa EuroChem Fertilizanteslevará a expertise de seus profissionais e a qualidade de seus produtos, com destaque para o Portfólio Completo de Soluções Nutricionais: Linha Premium, com Croplex, Fertiva, SuNKiss e Nitratop, fertilizantes de alto desempenho e que fornecem nutrientes de maior eficiência, garantindo uma nutrição equilibrada para as plantas e maiores produtividades. 

Segundo a gerente de marketing da EuroChem América do Sul, Paula Schiffelbein, a Agrotins é o evento mais importante para o Grupo EuroChem. “Foi aqui em Tocantins, na cidade de Porto Nacional, que nós começamos nossa história no Brasil, em 2003, ainda como Fertilizantes Tocantins. Em todos esses anos, a EuroChem vem contribuindo para a evolução do setor de fertilizantes, compartilhando valor da mina ao campo. Estamos presente em mais de 100 países e somos líder mundial na produção de fertilizantes fosfatados, nitrogenados e potássicos. Temos orgulho de contribuir para o cultivo de alimentos saudáveis que nutrem a população mundial”, afirma Paula.  

A EuroChem adquiriu o controle acionário da Fertilizantes Tocantins em 2016, processo que foi completado em 2020 quando adquiriu a totalidade das ações. Atualmente a EuroChem Fertilizantes Tocantins emprega 750 pessoas, distribuídas entre a sede administrativa em Goiânia e outras nove fábricas localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Catalão (GO), Araguari (MG) e em Luis Eduardo Magalhães (BA). 

Agricultura e sustentabilidade 

O tema desta 22ª edição da Agrotins é “Integrar, Intensificar para Preservar” e o objetivo é apresentar novidades para o desenvolvimento da produção e incentivar a agricultura sustentável.   

Plínio Botrel, gerente de vendas da EuroChem Fertilizantes Tocantins, explica que o foco na sustentabilidade é importante pois, embora seja um segmento produtivo relativamente novo se comparado a outros estados, a agricultura vem crescendo exponencialmente no Tocantins, sobretudo na produção de grãos. As principais culturas são a soja, o milho safrinha e o arroz irrigado, este último concentrado nas regiões de Lagoa da Confusão e de Formoso do Araguaia. Outra cultura importante são as pastagens que alimentam os rebanhos bovinos para exportação de carne.   

“Participar da Agrotins é uma grande oportunidade para conversar com os produtores, ouvir suas demandas e apresentar nossos produtos. Temos a solução nutricional completa para todos os tipos de cultura. E a adubação correta, com o produto e a dosagem ideal para o cultivo, é um dos fatores que contribuem para a sustentabilidade da produção, porque proporciona maior eficiência, e consequentemente maior produtividade, com melhor aproveitamento do solo”, explica Botrel.  

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) é uma organização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisa e educacionais, entre outras.