Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do agronegócio regional e do estado de Tocantins estarão reunidos na 22ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) e terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Mercado de Commodities com a palestra do engenheiro agrônomo Fernando Muraro, que vai ministrar sobre o tema a convite do Banco da Amazônia (Basa). A palestra ocorrerá no dia 12 de maio, no auditório Beija-Flor, às 10h.

A programação ocorrerá durante a maior feira agropecuária do norte do país - Agrotins, que será realizada no período de 10 a 14/05/2022. O Basa estará presente como um dos expositores da feira, ofertando linhas de crédito para o agricultor e produtor rural adquirir caminhonetes, máquinas e equipamentos com taxas e prazos mais competitivas do mercado.

O superintendente regional do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo, informa que o Basa vai disponibilizar, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o valor de R$ 500 milhões em linhas de crédito, voltadas para operações de custeio agrícola e pecuário, máquinas, equipamentos veículos e veículos.

Com o tema “Integrar, intensificar para preservar”, o Banco vai novamente agregar valor à cadeia produtiva e à industrialização. “Vamos dar oportunidades para os empresários e agricultores modernizarem ainda mais o rol de máquinas e equipamentos deles com preços e taxas atrativas. Oferecemos até o dia 31/06 taxas que variam de 5,17% a 6 % ao ano, as mais atrativas do mercado”, comentou.

Para a aquisição de veículos utilitários, em especial caminhonetes cabine dupla, o produtor rural terá prazos de até 60 meses, sem entrada, com taxa a partir de 0,69% ao mês, parcelas anuais e semestrais. 

Linhas de crédito disponíveis

O Banco da Amazônia, principal instituição financeira de fomento da Região Norte e opera com exclusividade o FNO e neste ano celebra 80 anos de fundação, que serão comemorados durante a Agrotins, no dia 12 de maio, com a realização de um coquetel.

A instituição disponibiliza linhas de crédito como o FNO Amazônia Rural, que possibilita financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos de grande porte como colheitadeiras, tratores e etc. É uma linha voltada a pessoas físicas e jurídicas, incluindo associações e cooperativas. O Banco também oferece crédito com recursos próprios por meio do Amazônia Giro Produtor Rural, com taxas atrativas, dependendo do prazo.

Para estimular projetos sustentáveis em cumprimento de sua Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG), o Banco oferece Linhas Verdes com o objetivo de induzir, estimular e apoiar sistemas de produção de energia por fontes renováveis, destinadas a pessoas físicas (rural e residencial) e jurídicas.

As equipes do Banco estarão disponíveis para realizar contratações, renovações de limites de créditos dos produtores que já são clientes do banco e queiram, por exemplo, negociar máquinas e equipamentos durante a feira. Também termos um foco especial na captação de novos clientes.

A Agrotins ocorrerá na capital Palmas e promete receber 120 mil pessoas durante os cinco dias de feira.