Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A exposição de mini cabras das raças anãs nigerianas e pigmeus criadas na zona rural de Palmas é mais uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano em 2022, que contará com a exposição de aproximadamente 15 animais. A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins deste ano.

A produtora de mini cabras, Ingrid Gianotti, detalhou que esses animais são criados e produzidos para várias finalidades, uma vez que são muito sociáveis, curiosos, inteligentes e hiperativos, por isso, o mais adequado é definir qual será o objetivo da criação. “Se você vai vender as cabras para outras finalidades ou se vai criar para produção de leite, por exemplo", disse, explicando o melhoramento genético depende do propósito de cada produtor, porque alguns preferem animais cada vez menores, tricolores, outros optam por aqueles com maior produtividade leiteira.

Um mini caprino adulto tem geralmente entre 30 e 40 centímetros. A espécie raramente passa disso. Quanto ao peso, se alimentados da maneira correta, na fase adulta podem pesar entre 20 e 30 quilos e vivem de oito a 12 anos.

Cuidados

Ingrid explica que se trata de um animal extremamente dócil e pacífico, o que torna a criação ainda mais fácil, por isso, são criados como pets, o que requer alguns cuidados, como uma rotina de consultas ao veterinário e vacinas para acompanhar a saúde do seu animal.

A produtora diz que no agronegócio a venda de exemplares se mostrou bastante lucrativa uma vez que um macho da espécie pode cobrir até seis ou sete fêmeas tranquilamente e que se criar apenas para vender outros exemplares, poderá deixar o macho o tempo todo com as fêmeas.

Outra demanda para quem cria esses animais são os locais de exposição turísticos como hotel fazenda, sítios e chácaras. A mini cabra pigmeu também é utilizada em processos terapêuticos de crianças com deficiência física e ou mental.