Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER - TO) efetuou na tarde desta quarta-feira, 11, o resgate aeromédico de uma criança de três anos da cidade de Novo Acordo para a capital, Palmas.

O procedimento foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter engasgado com uma bolacha. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito via terrestre por  ambulância.

Diante da situação, o Ciopaer foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), a qual solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. Novo Acordo fica distante 114 quilômetros de Palmas. 

Diante da informação da urgência do atendimento, a equipe da Unidade Aérea deslocou imediatamente até o município do interior do estado, acompanhada do apoio necessário provido pelo HGP. No local, a equipe multi missão a bordo do Tocantins efetuou a remoção da criança e de sua mãe, daquela localidade ao Hospital Geral de Palmas.

Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em área restrita para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros do HGP, que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado à criança.

Ao descer da aeronave a criança foi avaliada e intubada pela equipe médica do HGP. O estado de saúde é considerado estável. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que a criança segue sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.

A equipe do helicóptero do Ciopaer retornou para o aeroporto Lysias Rodrigues.