Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O Boletim do Monitoramento Semanal das Arboviroses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que Palmas investigou, da primeira semana de janeiro até o momento, 14.083 notificações de dengue, 1.584 de chikungunya, 286 de zika vírus e, ainda, quatro casos de febre amarela.

Até então, a Capital confirmou 4.985 casos de dengue e 463 de chikungunya. O documento também aponta um caso confirmado de zika vírus registrado no mesmo período. Os números são parciais e estão sujeitos a alterações. 

Em relação ao mesmo período do ano passado, investigava 790 casos de dengue, 68 de chikungunya, 57 de zika vírus e quatro de febre amarela, sendo que foram confirmados 246 casos de dengue, nove de chikungunya e quatro de zika vírus. Não houve confirmação para as suspeitas de febre amarela. 

A Semus faz um alerta para que a população reforce os cuidados com qualquer recipiente que possa acumular água e ser um ambiente favorável para a criação de focos do mosquito transmissor e evitar, assim, a proliferação das doenças que tenham o Aedes como vetor. 

Semanal

O boletim semanal de arboviroses, nos moldes do boletim epidemiológico da Covid-19, será divulgado semanalmente, acompanhado de card ilustrativo. Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marêssa Castro, a publicação do documento é mais uma ferramenta para manter a população informada sobre o cenário epidemiológico das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como também aumentar o nível de alerta para os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do vetor.  

Leia Também: Casos de dengue aumentam 113,7% no País em 2022; Palmas está entre os municípios com mais registros