Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Sociedade em Foco

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O enfermeiro Arllérico André Silva, que é secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, irá receber na próxima sexta-feira, 13, o prêmio Profissional Destaque da Enfermagem Tocantinense – Enfermeira Magdalena Akemi. A premiação é promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren – TO), com objetivo de homenagear os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham nas instituições de saúde e de ensino, públicas e privadas do Tocantins, além dos profissionais que atuam como gestores, empreendedores e agentes políticos.

A solenidade de premiação terá início às 20h, no Prince Eventos, na capital do estado, Palmas. Além do Prêmio Destaque da Enfermagem Tocantinense, também ocorrerá na oportunidade, a concessão de 47 Títulos do Coren – TO para profissionais que desempenharam ações de grande importância na saúde.

De acordo com informações do Conselho, os critérios para a concessão da titulação e do Prêmio foram regidos nos termos da Instrução Normativa nº 001, De 10 De Fevereiro De 2022. O Conselho Regional de Enfermagem conta com 20 mil profissionais inscritos no estado do Tocantins.

Biografia do homenageado

Arllérico André Silva é enfermeiro (Bacharel em Enfermagem), especialista em Gestão em Saúde e pós-graduado em Administração Hospitalar. Professor do Curso Técnico em Enfermagem entre os anos de 2009 e 2016 (Colégio Supremo e Dinâmico), Coordenador de Endemias e Vigilância Epidemiológica entre os anos de 2009 e 2016, ainda em 2009 e 2010 esteve como enfermeiro é responsável pelas ações contra pandemia da influenza A H1N1 no município de Paraíso do Tocantins -TO. Enfermeiro Intensivista da UTI Neonatal do Dona Regina ano 2015, Superintendente de Administração da Semus 2017/2018, Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins e do Hospital Regional Dr. Alfredo de Oliveira Barros 2019/2020.

Em 2020 atuou como enfermeiro na pandemia do Covid19 no Pronto Socorro do Hospital Regional de Paraíso.

Atualmente secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Gestão 2021/2024, foi destaque nas ações de combate à Covid-19, sendo município de referência nacional com o avanço da vacinação e ações sanitárias de controle a pandemia, sendo também integrante atuante e participativo no COE - Comitê de Operações Emergencial.