Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A Polícia Civil realiza nesta quarta-feira, 11, operação no intuito de combater fraudes de empresas fornecedoras da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Tocantins. A empresa Sicar Laboratórios, responsável por análise de exames de anatomia patológica e imunohistoquimica destinados às unidades hospitalares, está entre os alvos.  

Segundo informações, a Sicar funcionava em situação precária, irregular e a Polícia Civil encontrou várias amostras e até úteros armazenados em potes reutilizados, na empresa. 

Por meio de nota, a SES informou ainda não ter sido citada pela Polícia Civil sobre a operação realizada na empresa Sicar Laboratórios, mas que está à disposição para contribuir com a investigação de forma transparente. A pasta esclarece possuir contrato com a referida empresa e que este contrato foi efetivado via processo licitatório, seguindo a legislação vigente. "E estava sendo acompanhado e monitorado por fiscais que identificaram inconformidades e atrasos nos serviços prestados. Tal fiscalização corroborou para denúncia na Vigilância Sanitária Municipal já realizada pelo Estado", informa a SES. 

A SES-TO ainda ressalta que os pagamentos à Sicar só são feitos mediante a apresentação do faturamento, que é realizado após emissão dos laudos. Segundo a pasta, em 2022 todos os repasses realizados referentes ao contrato com a empresa foram feitos diretamente à Justiça do Trabalho, resguardando direitos trabalhistas de seus funcionários. Informa também que, considerando a situação encontrada, tomará todas as medidas cabíveis. "A Gestão Estadual não compactua com malversações ou dano ao erário público e garante que nenhum paciente ficará sem a assistência necessária", concluiu. 

O Conexão Tocantins tentou contato com a empresa Sicar Laboratórios, mas não obteve êxito. O espaço continua para posicionamento.