Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A agricultora familiar Divina Ferreira, do município de Bom Jesus do Tocantins comemorou a recebimento do selo

A agricultora familiar Divina Ferreira, do município de Bom Jesus do Tocantins comemorou a recebimento do selo Foto: Hérica Rocha

Foto: Hérica Rocha A agricultora familiar Divina Ferreira, do município de Bom Jesus do Tocantins comemorou a recebimento do selo A agricultora familiar Divina Ferreira, do município de Bom Jesus do Tocantins comemorou a recebimento do selo

Os produtores da agricultura familiar receberam na manhã dessa quinta-feira, 12, o Selo da Agricultura Familiar (Senaf), certificando seus produtos. A entrega do selo ocorreu no Pavilhão da Agricultura Familiar e Crédito Fundiário, em uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e do Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – (SAF/Mapa), durante a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022).

A Feira teve início na terça-feira, 10, e encerra neste sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, em Palmas, saída para Porto Nacional.

Para o titular da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – (SAF/Mapa), Márcio Cândido Alves, o momento é de comemoração, uma vez que “o selo do agricultor familiar vem para facilitar o acesso e legitimar o produto do agricultor e permitir o acesso dele aos programas ofertados pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Tocantins. Eu recebi o convite do secretário Jaime Café e fiz questão de vir para a Agrotins 2022 participar desse momento tão importante”.

A engenheira agrônoma e diretora do Crédito Fundiário da Seagro, Maria Tereza Vasconcelos, reforçou a importância do momento como forma de reconhecer o trabalho realizado pelos agricultores familiares e incentivar aqueles que querem comercializar seus produtos, mas não sabem por onde começar. “Na Seagro, nosso trabalho é voltado para desenvolver as políticas públicas que podem ajudar no desenvolvimento dos projetos de comercialização dos produtos dos nossos agricultores. Esse momento de entrega do selo nos dá força para continuarmos os nossos trabalhos empenhados em ajudar o fortalecimento da agricultura familiar no nosso Estado”, destacou.

A agricultora familiar Divina Ferreira, do município de Bom Jesus do Tocantins, comemorou o recebimento do selo. “Esse certificado é uma benção na minha vida. Estar na Agrotins, poder mostrar meus temperos e vender o meu produto fazem parte dessa oportunidade valiosa. Eu agradeço muito ao pessoal da Seagro e do Ruraltins por estarem sempre nos ajudando e criando programas para que a gente possa aumentar a comercialização dos nossos produtos”, agradeceu.

Agrotins

A 22ª edição da Agrotins 2022, com o tema Integrar: Intensificar e Preservar, tem como objetivos apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.