Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira, 17, alerta laranja para chuvas intensas em diversos municípios do Tocantins, com validade de 10h30 desta terça até 11h de quarta-feira, 18.

De acordo com o Inmet, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios listados são os seguintes: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguacema, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carmolândia, Carrasco Bonito, Colinas do Tocantins, Colméia, Couto Magalhães, Darcinópolis, Esperantina, Filadélfia, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Itaguatins, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Nova Olinda, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins, Pau D'Arco, Pequizeiro, Piraquê, Praia Norte, Presidente Kennedy, Riachinho, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá.

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); 

> Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; 

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Declínio de Temperatura

Outro alerta, até então não emitido em 2022 ao Tocantins, é o de declínio de temperatura. Com grau de severidade 'perigo', também na cor laranja, o alerta foi divulgada no começo da tarde desta terça-feira, 17, e tem validade de 13h51min desta terça até 11h de 19/05/2022.

O Inmet informa declínio maior que 5º, com risco à saúde, nos municípios de Alvorada, Araguaçu, Arraias, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis, Paranã, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã.

Há também o alerta amarelo de declínio de temperatura para diversos outros municípios, entre eles Palmas. Neste alerta o Inmet informa para declínio entre 3ºC e 5ºC, com risco leve à saúde. Com grau de severidade 'perigo potencial', o alerta tem validade de 20h00min desta terça às 11h de 19-05-2022. Todos os municípios podem ser conferidos aqui

Alertas 

Há três tipos de alertas emitidos pelo Inmet- amarelo, laranja e vermelho. O amarelo representa situação meteorológica potencialmente perigosa. O laranja representa situação meteorológica perigosa. O vermelho representa situação meteorológica de grande perigo- o de maior severidade entre todos os alertas. Os alertas podem ser verificados na página online do Inmet (alertas2.inmet.gov.br)