Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Thuany Gonçalves

O público aplaudiu o filme "Ayrton - Meninices no coração do Brasil", lançado no último domingo, 15, em Dianópolis/TO. A exibição foi feita na Praça Ana Valente, com apresentações culturais de artistas da cidade.

O prefeito José Salomão parabenizou a equipe da Sematuc pelo empenho, os dianopolinos que integram o elenco do filme, os produtores e a presença do público presente. "O efeito que esta obra significa para nosso município vai além do âmbito estadual e nacional, Dianópolis ficará conhecida internacionalmente. Tenho uma satisfação enorme em estar aqui hoje presenciando um evento de tamanha magnitude que ficará registrado na nossa memória. Isso nos envaidece, eleva nosso município para outro patamar em termos de cultura e turismo que, caminham juntos", declarou o Prefeito, reconhecendo os serviços prestados pelo secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), Magno Moura, "que bons termos à frente da Secretaria um cidadão empenhado em defender sua pasta" e agradecendo a presença de todos os envolvidos na produção da obra cinematográfica, determinantes na realização deste projeto. 

O secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Magno Moura, expressou sua alegria em prestigiar a obra. "É mais um sonho realizado pela equipe Sematuc! Agradeço a todos que se empenharam e contribuíram para que este evento pudesse acontecer. É um imenso orgulho prestigiar este filme ao lado de tantos dianopolinos e poder comemorar a cultura e o turismo do nosso município. Dianópolis será conhecida mundialmente com essa importante história contada sobre o ícone que é o Ayrton Senna, com belíssimas imagens. E a Sematuc está empenhada em dar continuidade neste processo de evolução da cidade", arrematou. 

O produtor do filme, Vicentini Gomez, ator e cineasta brasileiro, contemplou sua satisfação em concluir o projeto. "Estou feliz de estar aqui nesta noite realizando o lançamento de um filme que conta a história desse grande ídolo, chamado Ayrton - ou Becão. Estamos eternizados com esse filme, com cenários tão bonitos”, finalizou Gomez.

O secretário estadual de Cultura e Turismo, Hercy Filho, representou o governador Wanderley Barbosa na exibição do filme e descreveu o momento como emocionante. "Muito importante estar aqui hoje, neste dia tão importante e diferenciado para todos nós. Temos aqui no nosso meio pessoas de nossa convivência que contaram histórias e expressaram o coração grandioso do nosso ícone maior do automobilismo internacional", disse.

O idealizador do filme, jornalista Goianyr Barbosa, enfatizou que há mais de 10 anos luta para a concretização desse sonho. "Resgatar a história da infância e adolescência de Ayrton Senna é um marco para a região sudeste. Essa história não poderia ficar adormecida. E o resultado é este grande filme", destacou.

O filme

"Ayrton - Meninices no coração do Brasil" começou a ser gravado em agosto de 2021, e relata a infância e adolescência do tricampeão mundial de Fórmula 1 em algumas cidades da região Sudeste. Em Dianópolis, a produção utilizou a Cachoeira das Orquídeas e a Fortaleza dos Guardiões como parte do cenário da obra cinematográfica.

O prefeito José Salomão subiu ao palco acompanhado pelo titular da pasta da Sematuc, Magno Moura; o secretário estadual de Cultura e Turismo, Hercy Filho; os vereadores Marcelo Rodrigues, Bilsan França, Júnior Trindade, Manin do Zorra, André Cavalari, Bira Soares; o produtor do filme, Vicentini Gomez; o autor intelectual, Goianyr Barbosa; a diretora regional de ensino, Edna e o diretor do MDB em Dianópolis, Osvaldo Baratins.