Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresas que tenham interesse em participar de propostas para operacionalização das remessas internacionais pelo Exporta Fácil + podem se credenciar junto aos Correios. A previsão é que a plataforma online para cotações pelos exportadores brasileiros seja disponibilizada no segundo semestre de 2022.

O Exporta Fácil +, além de possuir um modelo logístico compartilhado, proporciona uma integração maior entre os exportadores e o mercado externo. E também se apresenta como uma solução customizável para exportação por qualquer modal de transporte disponível, sem as limitações de peso e dimensões aplicadas às remessas postais. De maneira simples e rápida, lojistas conseguirão fazer cotações na plataforma virtual dos Correios, que estará conectada a uma rede de empresas de logística internacional, ofertando também outros serviços voltados às necessidades dos exportadores como atendimento especializado, indicação de seguro, coleta, transporte local e internacional, desembaraço aduaneiro no Brasil e no país de destino, entrega em local designado, redirecionamento, e devolução à origem ou o refugo de remessas não entregues, dentre outros.

A plataforma online possibilitará ao exportador brasileiro acessar, em um só local, a proposta que melhor atende suas demandas, dando maior celeridade ao processo de escolha e interação entre empresas brasileiras e os operadores logísticos cadastrados na plataforma da estatal. O cliente poderá contar ainda com serviços especializados de consultoria e de preparação de documentos para exportação.

As empresas logísticas interessadas podem consultar o edital e saber como se credenciar no site da estatal, em Credenciamento Exporta Fácil + ou em Licitações e Contratos, optando por “Chamamento Público”, no campo “Modalidade”, e por “Correios Sede”, no campo “Dependência”.

A iniciativa é mais uma inovação do portfólio dos Correios, que segue com a missão de apoiar o empreendedor nacional e ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional.