Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Trabalhadores que desejam se aperfeiçoar e interessados em ingressar no mercado de trabalho têm mais uma oportunidade de expandir seus conhecimentos. O Senai de Araguaína está com 40 vagas gratuitas por meio do Programa Emprega Mais.

Dois cursos estão sendo ofertados: Padeiro e Pedreiro de Alvenaria. Ambos presenciais e com previsão de início das aulas para 23/05.

O curso de Padeiro possui 20 vagas disponíveis. Podem se matricular pessoas a partir de 18 anos e que tenham no mínimo o 6º ano do ensino fundamental. As aulas serão no período vespertino.

Já o curso de Pedreiro de Alvenaria também tem 20 vagas abertas e será no período vespertino. Para se matricular basta ter a partir de 18 anos e fundamental incompleto.

Programa Emprega Mais

O Programa Emprega Mais é uma parceria do Senai com o Ministério da Economia visando a qualificação do profissional e sua inserção no mercado de trabalho, ligadas às necessidades do setor produtivo.

O Programa abrange ações para que colaboradores de empresas industriais estejam sempre com suas competências técnicas, socioemocionais atualizadas e também de permitir que pessoas desempregadas, indicadas pelas empresas possam estar realizando cursos de qualificação sempre equiparados com as demandas das indústrias.

O Emprega Mais funciona por meio de Voucher Empresarial, que oferece vagas de determinados cursos às empresas interessadas e as transformando em matrículas gratuitas aos empregados e aos desempregados.

Estes vouchers possuem duas modalidades:

- Voucher Requalifica (possibilitará matrículas em cursos de aperfeiçoamento profissional para empregados da própria empresa)

- Voucher Qualifica (possibilitará matrículas em cursos de qualificação profissional para desempregados indicados)

Quem pode participar

Empresas com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) industrial: de 05 até 43

- Microempresa (até 19 func.) – 20% de vouchers/ano

- Pequenas empresas (20 a 99 func.) – 20% de vouchers/ano

- Média empresa (100 a 499 func.) – 10% de vouchers/ano

- Grandes empresas (acima de 500 func.) – 5% de vouchers/ano

Empresas de micro, pequenos e médios portes poderão oferecer seus vouchers a empregados e desempregados. Já as de grande porte, poderão oferecer a desempregados.

Como se inscrever

Primeiro, a empresa deve se cadastrar em www.loja.mundosenai.com.br indicando um colaborador para gerenciar a plataforma em nome da empresa. No site, o responsável verá quantos vouchers estão sendo ofertados para cada empresa e como irá direcionar o preenchimento das vagas disponíveis aos colaboradores indicados ou a pessoas desempregadas. As vagas variam conforme o porte da empresa.

O colaborador indicado como responsável deve confirmar seu cadastro na plataforma; verificar a quantidade de vouchers oferecidos para a indicação de candidatos; selecionar os cursos de interesse da empresa; e indicar os colaboradores ou desempregados que receberão os vouchers.

Após estes passos, o colaborador indicado ou desempregado deverá fazer seu cadastro em www.loja.mundosenai.com.br. Ativar o voucher em até 72 horas e concluir sua matrícula online.