Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Tocantins Filmes lança neste fim de semana o curta-metragem documental “ID Palmas”, um filme que aborda as características da arte e da cultura palmense, a partir do depoimento dos principais artistas da região. A estreia fará parte das comemorações dos 33 anos da capital e acontecerá no sábado, 21, às 19h30, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

“ID Palmas é uma provocação e ao mesmo tempo uma resposta para as pessoas fora, que não conhecem nossa cultura, e para nós mesmos”, explica Kécia Ferreira, que é produtora e diretora do filme.

“Quando nos perguntarem qual é a identidade artística e cultural de Palmas, devemos citar ao menos 10 artistas ou expressões culturais da cidade, no mínimo, sem pestanejar. É assim que conseguimos valorizar a nossa cidade, reconhecendo as pessoas que dão vida a ela”, completa Kécia.

O filme contou com recursos do Prêmio Palmas Aldir Blanc, Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. A produção é da Tocantins Filmes, produtora audiovisual independente que foca no desenvolvimento e produção de projetos autorais e comerciais com raízes profundas na cultura tocantinense e brasileira.

Sinopse

ID Palmas é um curta documental em busca da identidade artística e cultural da mais nova capital do país, Palmas. Por meio dos artistas que produzem arte e cultura na cidade é possível vislumbrar um pouco do que se tem produzido de arte e cultura na cidade. Meire Maria, Dorivã, Wertemberg Nunes, Genésio Tocantins, Tião Pinheiro, Nacha Moretto, Bromou, Jorge Menares, Antônio Neto, INDXXR, Demar do Cordel e Porcão são alguns dos artistas que fazem parte dessa homenagem a Palmas.