Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizado pelo Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz), a 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins teve suas inscrições encerradas no último dia 15, com um total de 261 estudantes inscritos da rede estadual de ensino. Desses, foram selecionados 26 estudantes, 2 de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), que terão a oportunidade de usar a criatividade, adquirir e praticar novas habilidades tecnológicas dentro do universo da programação e do design de games.

As 13 equipes selecionadas participarão de uma maratona criativa em que desenvolverão protótipos de aplicativos gamificados inspirados na temática de Educação Fiscal. Os três projetos mais criativos e inovadores serão premiados com mentoria de um ano em programação de jogos digitais, kits tecnológicos, certificados e medalhas. As três equipes vencedoras ganharão ainda uma viagem a São Paulo para participar da Brasil Game Show (BGS) 2022, considerada a maior feira de jogos da América Latina.

Neste processo, os cidadãos terão acesso aos games de educação fiscal desenvolvidos pelos estudantes, e passarão a entender melhor de forma lúdica e interativa o papel do Estado na gestão, financiamento e na fiscalização do uso de recursos públicos, compreendendo a função social e econômica dos tributos, assim como os benefícios que podem ser revertidos à sociedade podendo se engajar e atuar de modo cooperativo.

A Game Jam de Educação Fiscal é uma iniciativa do Grupo de Educação Fiscal (Geef-TO), unidade formada por servidores da Sefaz, Seduc e Receita Federal, que tem a missão de promover ações que contribuam com a formação tecnológica dos estudantes e com a sua mentalidade cidadã coletiva por meio da cultura e dos games digitais.

Nova data

Visando uma melhor experiência tecnológica para os estudantes que participarão da competição, a 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins foi reprogramada para os dias 22, 23 e 24 de junho.