Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado neste sábado, 21, aponta "Perigo Potencial" por baixa umidade do ar em diversos municípios do Tocantins, durante todo o dia e boa parte da noite - até às 21 horas. 

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar estará variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Os municípios afetados são os seguintes: Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Dianópolis, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Monte do Carmo, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério, Silvanópolis, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã.

Dentre as orientações do Instituto, estão: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do die e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Onda de Frio 

Outro alerta, divulgado na tarde dessa sexta-feira, 20, de cor laranja, com grau de severidade "Perigo", aponta para onda de frio em seis municípios do Tocantins. 

De acordo com o Inmet, há risco à saúde. A temperatura deve ser de 5ºC abaixo da média por período de 3 até 5 dias.

Os municípios listados são os seguintes: Araguaçu, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis, Paranã e Sandolândia.